Pesquisa da Sinop Energia avança na avaliação de impactos em peixes
Publicado em 30 de Junho de 2025 às 16h 35min
Os experimentos são conduzidos em tanques construídos especificamente para este fim
A Sinop Energia, em colaboração com o programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da ANEEL, tem realizado um projeto fundamental para a compreensão dos efeitos da supersaturação gasosa em peixes.
Nos últimos três meses, os estudos avançaram conforme o cronograma inicial, com ensaios detalhados em diferentes espécies do de peixes.
Os experimentos são conduzidos em tanques construídos especificamente para este fim, onde os indivíduos são expostos a diferentes níveis de supersaturação gasosa. Sensores de alta precisão monitoram constantemente os níveis de supersaturação e oxigenação da água, garantindo a coleta de dados confiáveis.
Nesta etapa, contemplando o 2º trimestre de pesquisas, as espécies testadas incluem o lambari, o jundiá, a tilápia (uma espécie exótica) e o piau-três-pintas. Os peixes são monitorados frequentemente, e os ensaios são realizados em triplicata para assegurar a robustez dos resultados. Atualmente, os dados coletados estão sendo tabulados e serão futuramente incorporados aos relatórios a serem emitidos para a Sinop Energia.
O projeto segue de acordo com o planejado, reforçando o compromisso da Sinop Energia com a pesquisa ambiental e a mitigação de possíveis impactos em ambientes aquáticos.
Fonte: Assessoria de Comunicação