2ª EDIÇÃO – UHE Sinop realiza Centro de Informação Itinerante nas comunidades

Até o momento cerca de 2,5 mil alunos já participaram da atividade. Ao todo serão treze instituições visitadas, o equivalente a quase cinco mil alunos que irão acompanhar as etapas da construção da Usina Hidrelétrica Sinop

2ª EDIÇÃO

Estudantes participaram de um jogo de tabuleiro com a política dos 5Rs, que atua no sentido de priorizar a redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais (foto: Assessoria de Imprensa)

Estudantes dos municípios de Sinop, Sorriso e Cláudia participaram recentemente do 2º Centro de Informação Itinerante (CII) da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, atividade que apresenta os Programas Socioambientais em andamento. Até o momento cerca de 2,5 mil alunos já participaram da atividade. Ao todo serão 13 instituições visitadas, o equivalente a quase cinco mil alunos que irão acompanhar as etapas da construção da Usina. O município de Itaúba será o próximo a receber a equipe de comunicação social da Usina, confirmado para a próxima semana, na escola municipal Nossa Senhora de Aparecida.

Dos 33 programas desenvolvidos pelo Empreendimento, 13 estão sendo apresentados pela equipe nesta edição, dentre eles Remanejamento, Monitoramento do Clima e Recuperação de Áreas Degradadas. Os estudantes assistem ainda vídeo institucional e participam de um jogo de tabuleiro com a política dos 5Rs, que atua no sentido de priorizar a redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais, além de levar para casa materiais lúdicos como jogo da memória e livro para colorir, contendo informações sobre a fauna e flora regional.

Para Marcilene Lopes, diretora da escola municipal Jardim Amazônia, no município de Sorriso, os alunos comentam e gostam muito do CII. A exibição do vídeo institucional foi muito importante, pois explica bem as ações do Empreendimento. “Essas informações acabam sendo repassadas em casa e ninguém melhor do que os alunos para atuar como agentes multiplicadores”, declarou.

Ver as equipes técnicas do Empreendimento desenvolvendo seus trabalhos em campo, foi muito interessante para Naylany Oliveira, aluna do 4º ano que participou do CII da UHE Sinop. “Achei muito legal essa preocupação da Usina com a natureza e os animais. Ver os trabalhadores na obra e a forma como vai se construindo a Usina me chamou muito atenção”, completou.

Segundo Rosana Stieven, professora da instituição, por meio do jogo de tabuleiro com a política dos 5Rs, desenvolvido pela equipe técnica do Programa de Educação Ambiental da UHE Sinop, os alunos aprenderam com mais facilidade, brincando. “Desde o início devemos ensinar aos alunos sobre os processos de reciclagem e a importância de economizar energia elétrica. Brincando eles aprenderam mais rápido que em sala de aula”, repassou a professora.

O trabalho integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Programa de Comunicação Social da Usina Sinop, que prioriza o diálogo permanente com as comunidades envolvidas pelo Empreendimento, além de levar para as comunidades escolares, informações atualizadas sobre todo andamento da obra e Programas Socioambientais.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese