ÁREA DE INFLUÊNCIA – CES desenvolve projetos que beneficiam assentamentos

Famílias dos Assentamentos 12 de Outubro e Wesley Manuel dos Santos serão beneficiadas com ações executadas pela concessionária da Usina

Famílias serão diretamente envolvidas pelas obras da UHE Sinop

Famílias serão diretamente envolvidas pelas obras da UHE Sinop (foto: Assessoria de Imprensa)

Já estão em andamento ações da Companhia Energética Sinop (CES) que beneficiam especificamente as famílias dos Assentamentos 12 de Outubro e Wesley Manuel dos Santos – a Gleba Mercedes V – localizados respectivamente em Cláudia e Sinop, municípios inseridos na área de influência da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop.

Entre elas, a CES está firmando um termo de compromisso com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o objetivo de promover e realizar ações de remanejamento das famílias de ambos assentamentos, as quais serão envolvidas diretamente pela formação do reservatório da UHE Sinop. Para tanto, está sendo realizado o cadastro socioeconômico em ambos assentamentos, para levantamento das famílias que serão realocadas.

Já em benefício ao Assentamento 12 de Outubro, outras duas ações estão realizadas, como o Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA), feito em cooperação técnica com o Incra, com o objetivo de planejar as estratégias, atividades e compromissos necessários para o desenvolvimento do Assentamento nas suas várias dimensões – econômica, social, cultural e ambiental – considerando a organização territorial, os sistemas produtivos, a infraestrutura e os serviços sociais básicos, o meio ambiente e os demais recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis.

Ainda, a CES irá custear todos os recursos necessários para a implantação de energia elétrica no Assentamento, por meio do Programa Luz para Todos, do Governo Federal. Os trabalhos já estão sendo executados pelas Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat), que desde o dia 08 de maio deste ano está mapeando quantas e onde serão feitas as ligações. O Programa Luz para Todos beneficia famílias rurais com energia elétrica gratuita, sendo que três pontos de luz ficam disponíveis. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, quase 11 anos após seu lançamento, 14,9 milhões de brasileiros já são beneficiados.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese