ÁREA DE INFLUÊNCIA – Retomadas reuniões do Fórum de Acompanhamento Social da Sinop Energia

Primeira reunião do FAS de 2017 contou com a presença de representantes dos cinco municípios da área de influência do Empreendimento, sendo Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Itaúba e Cláudia

A Concessionária da Sinop Energia, Companhia Energética Sinop, retomou as reuniões do Fórum de Acompanhamento Social (FAS) neste mês. Foi realizada no último dia 04 a 11ª Reunião do Colegiado do FAS, com a presença de representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública Estadual, do Governo do Estado, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e dos Poderes Executivo e Legislativo dos cinco municípios da área de influência do Empreendimento, sendo Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Itaúba e Cláudia.

Na reunião, realizada em Sinop, foi apresentado o Programa de Recomposição de Infraestruturas Viárias da Usina, inserido no Plano de Atendimento à População Afetada, com abordagem sobre os objetivos do programa, estudo de viabilidades do projeto e seus aspectos quantitativos, características dos acessos, localização e evolução das atividades relacionadas às interferências e pontos na área de abrangência que passarão por modificações, como na BR-163 (rio Roquete, Baixada Morena e córrego Loanda), na MT-220 (ponte de concreto) e na Balsa Atlântica (ponte de madeira Davilândia).

Os participantes indagaram se a ponte que passa sobre o rio Teles Pires na rodovia MT-220 sofreria modificações, ao que a equipe técnica da Sinop Energia esclareceu que ela será alteada e durante o período de obras, aproximadamente seis meses, a Concessionária irá custear uma balsa que garantirá que o fluxo no rio seja mantido.

O FAS é uma ação prevista no PBA e tem o objetivo de garantir a interação de todos os envolvidos no processo de implantação da Usina. É um espaço de articulação e informação para com a comunidade envolvida direta e indiretamente com o Empreendimento e tem cunho consultivo, ou seja, é um espaço para esclarecer dúvidas em relação a obra e suas fases de implantação. A próxima reunião do Colegiado do FAS está prevista para o mês de agosto, onde será discutido o status do Programa de Supressão Vegetal e os serviços relacionados à fauna e flora durante a limpeza do reservatório.

Assessoria de Imprensa 

EnglishFrenchPortuguese