ASSENTAMENTO 12 DE OUTUBRO – Equipamentos para rede de energia começam ser instalados

Ação da UHE Sinop contempla a instalação de aproximadamente 490 postes, que vão beneficiar 168 famílias

foto: Assessoria de Imprensa

148 transformadores, 168 padrões de energia e 50 km de cabos de energia serão instalados (foto: Assessoria de Imprensa)

Aos poucos a vida das famílias do Assentamento 12 de Outubro, em Cláudia, começa a mudar para melhor. É que a Companhia Energética Sinop (CES) começou o processo de instalação dos postes que vão levar energia elétrica para as famílias que não contam com esse benefício e estão dentro da área de influência da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop.

A instalação da energia elétrica no Assentamento 12 de Outubro é um compromisso firmado pela CES junto aos assentados para antecipar a execução do Programa Luz para Todos, do Governo Federal, e uma das ações do Programa de Remanejamento da População, que consta no Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Sinop.

O diretor de Fornecimento Eletromecânico, Meio Ambiente e Gestão da CES, Severino Moraes, explica que a Companhia é responsável por todos os custos dessa ação, cerca de R$ 1,5 milhão. “O Assentamento 12 de Outubro seria contemplado por esse programa somente no segundo semestre de 2017, mas a CES interveio junto a distribuidora de energia da região para que fosse feito um mapeamento do local e das famílias que seriam beneficiadas. Dessa forma, executamos a implantação do Programa com três anos de antecedência”, salientou.

As primeiras reuniões para tratar sobre o assunto foram realizadas em maio desse ano. Já no mês de junho foram feitos os trabalhos de topografia que apontaram os melhores locais para a fixação dos postes, os quais começaram a ser instalados no último dia 15.

O trabalho é realizado por uma empresa especializada em construções e projetos elétricos contratada pela CES. Ao todo, serão instalados aproximadamente 490 postes, 148 transformadores, 168 padrões de energia e 50 quilômetros (km) de cabos de energia. Todos esses equipamentos vão beneficiar 168 famílias.

Uma dessas famílias é a do senhor Walter Barbosa da Silva, que vive no Assentamento com a esposa e três filhos. O morador afirma que a energia elétrica é uma reivindicação antiga e que vai melhorar, e muito, a qualidade de vida de muitas famílias. “Já estou pensando em comprar uma geladeira, um ventilador e até uma televisão. Essa iniciativa da UHE Sinop vai trazer conforto para muita gente do Assentamento”, disse.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese