CANTEIRO DE OBRAS – Colaboradores consomem alimentos produzidos na região

Iniciativa da UHE Sinop de adquirir produtos de duas cooperativas de Cláudia tem aumentado a renda de várias famílias da área de abrangência da Usina

foto: Assessoria de Imprensa

Há mais de dez anos se dedicando à agricultura familiar, senhor José Mario dos Santos diz que se sente valorizado (foto: Assessoria de Imprensa)

A Companhia Energética Sinop (CES) está estimulando a agricultura familiar de pequenos produtores da Área de Influência Direta (AID) da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A Concessionária está comprando a produção de frutas, verduras e doces de, aproximadamente, noventa famílias da Cooperativa de Pequenos Produtores da Região Norte de Mato Grosso (Coopervia) no Assentamento 12 de Outubro e da Cooperativa de Cláudia (Cooperclaudia). Todo esse alimento está sendo utilizado na alimentação dos trabalhadores nos restaurantes do canteiro de obras da Usina, uma maneira de fomentar a geração de trabalho e renda para as famílias, de forma a atender ao Projeto Básico Ambiental (PBA) do Empreendimento.

De acordo com a representante da Coopervia, Ana Maria dos Reis, cerca de 300 quilos (kg) de alimentos como moranga, alface, tomate, beterraba, vagem, pepino, couve e almeirão são entregues semanalmente. “Esse incentivo é muito bom para todos, pois estimula a produção”, afirmou.

Ainda de acordo com Ana Maria, a renda de muitas famílias no assentamento vai aumentar, já que várias estão interessadas nessa parceria. “Quem utiliza a terra apenas para a criação de gado tem mais uma opção de renda com essa iniciativa da CES. Com certeza vamos cadastrar mais famílias para aumentarmos a produção, pois sabemos que o número de trabalhadores vai crescer no decorrer da obra. Isso será muito bom para nós”, afirmou.

Um dos assentados que já está produzindo e vendendo para a Usina é o senhor José Mario dos Santos. Há mais de dez anos ele se dedica à agricultura familiar. Antes, o agricultor vendia seus produtos para os mercados da região. Agora, ele tem um novo cliente. “Vender para a UHE Sinop está sendo muito bom. A renda da família aumentou e a produção também. Na semana passada entreguei quase 80 kg de mandioca, além de moranga, cheiro verde e rúcula. Já preparei a terra para o plantio de alface e tomate. Estou me sentindo valorizado”, comemora.

Já na Cooperclaudia, a compra dos alimentos tem feito com que os produtores da cidade pensem em investimentos no campo. É o que afirma o secretário Municipal de Agricultura do município, Valdir José de Paula. “Na última entrega repassamos mais de 800 kg de tomate e cerca de 120 kg de alface, além de outras frutas e verduras. Diante dessa situação, muitos cooperados já estudam a instalação de uma estufa para que a produção ocorra durante todo o ano”, comentou.

Toda produção adquirida pela UHE Sinop é encaminhada direto para o restaurante do canteiro de obras. Quem recebe esses alimentos é a nutricionista da Construtora Triunfo (empresa contratada pela CES para executar as obras civis e montagem da Usina), Juliane Trevisan. “Recebemos frutas e verduras quase que diariamente do assentamento, que fica bem perto do nosso restaurante. Isso garante mais qualidade dos alimentos, já que chegam aqui fresquinhos e bem conservados”, finalizou.

De acordo com a diretora de Fornecimento Eletromecânico, Meio Ambiente e Gestão da CES, Ana Brígida Cardoso, essa iniciativa visa apoiar e estimular ainda mais a produção entre os assentados. “Queremos valorizar, não apenas a mão de obra local com a contratação de trabalhadores da região, mas a produção dos pequenos agricultores, principalmente dos cinco municípios envolvidos pelo Empreendimento [Sinop, Sorriso, Cláudia, Itaúba e Ipiranga do Norte]. É importante fomentar a economia local e essa é uma maneira inteligente de fazer isso, afinal ganhamos na qualidade dos produtos que sempre chegam frescos à mesa dos nossos colaboradores”, salienta.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese