CANTEIRO DE OBRAS – Metade da concretagem da área de montagem é executada

UHE Sinop terá duas turbinas do modelo Kaplan, com 204 MW cada, sendo consideradas as maiores em potência unitária instaladas já produzidas no Brasil

CANTEIRO DE OBRAS

Estrutura servirá para montagem das turbinas geradoras de energia elétrica (foto: Assessoria de Imprensa)

Cerca de 50% das obras da área de montagem da UHE Sinop foram executadas até dezembro de 2015. Do total previsto para lançamento de concreto nessa estrutura (15 mil m³), foram executados 8,4 mil m³ desde o início dos trabalhos na área de montagem, em julho de 2015.

Após a conclusão, essa estrutura servirá para a montagem das turbinas da Usina. Isto é, todas as peças que compõem o conjunto gerador são transportadas em carretas até a área de montagem, onde o rotor é montado e depois transportado por meio de pontes rolantes que têm o fim específico de mover peças de grandes dimensões até a casa de força, estrutura onde efetivamente é gerada energia elétrica.

Conforme explica o gerente de Obras da UHE Sinop, Bruno Gondouin, o rotor do gerador pesa 500 toneladas, por isso sua estrutura é feita em etapas e finalizada na área de montagem. “A turbina hidráulica e o gerador de uma usina hidrelétrica são formados por diversos componentes mecânicos. Por isso, parte a parte eles vão sendo montados e levados para a casa de força”.

Dentre esses componentes estão o pré-distribuidor, que distribui e direciona o fluxo da água em torno do rotor da turbina, o qual gira com o movimento da água e transfere o movimento para o gerador, que por sua vez converte a energia mecânica em elétrica. O pré-distribuidor também serve de estrutura para apoiar os componentes do distribuidor e da parte giratória da máquina.

A UHE Sinop terá duas turbinas do modelo Kaplan sendo que cada uma terá potência de 204 MW, as quais são consideradas as maiores do tipo Kaplan em fabricação e serão as maiores em potência unitária instaladas no Brasil. “Essa é a terceira maior turbina em capacidade de geração desse modelo no mundo. Na prática, significa redução de custos com o mesmo montante de geração de energia”. A geração de energia do Empreendimento deverá atender a 1,6 milhão de brasileiros, o equivalente a 50% da população de Mato Grosso.

Desde o início da construção das estruturas da UHE Sinop, 34% da concretagem prevista já foi executada, totalizando cerca de 123 mil m³ de concreto lançado nas adufas de desvio, muros, vertedouro, casa de força/tomada d’água, área de montagem e barragem de Concreto Compactado a Rolo (CCR). Até a conclusão das obras, cerca de 358 mil m³ serão utilizados nessas estruturas.

Nas adufas de desvio a previsão de concretagem é de 40 mil m³, tendo sido executados 46% (18 mil m³); no vertedouro deverão ser lançados 58 mil m³ de concreto, sendo que 53% (30 mil m³) foi executado; na casa de força/tomada d’água foram lançados 17 mil m³ (13%) do total previsto (133 mil m³). Na etapa da barragem já executada foram lançados 12 mil m³ de concreto, cerca de 54% do total de 22 mil m³. E nos muros, cinco ao total, que compõem toda a estrutura, cerca de 40% da concretagem foi executada, sendo 35 mil m³ dos 88 mil m³ previstos.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese