CANTEIRO DE OBRAS – Unidades industriais começam a ser construídas

Também estão sendo abertos os acessos e construídos escritórios, alojamentos e refeitório para três mil trabalhadores

A Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop iniciou a construção das unidades industriais que darão suporte para as obras. Desde que os trabalhos reiniciaram, no dia 10 de julho, a instalação do canteiro de obras está sendo desenvolvida no sentido de estruturar o local com abertura dos acessos e a construção dos escritórios, alojamentos e unidades industriais.

Fazem parte das unidades industriais as centrais de britagem, carpintaria, pré-moldados e armação (ferragem). Também estão em fase adiantada de construção os alojamentos, que serão oito módulos no total, sendo que cada um tem capacidade para 640 pessoas, e o refeitório, que terá capacidade para atender três mil trabalhadores no pico da obra.

Para dar mais conforto e segurança aos trabalhadores, esses módulos habitacionais funcionarão como uma espécie de condomínio com seis alojamentos cada um. Cada alojamento conta com 20 quartos equipados com ar condicionado e televisão com antena parabólica. O colaborador só terá acesso apenas ao seu respectivo módulo que terá a separação entre homens e mulheres, garantindo assim, a privacidade de todos.

O projeto ainda prevê a construção de espaços de convivência para os colaboradores como academias ao ar livre, quadras poliesportivas e computadores conectados à internet. A previsão é que tudo esteja pronto no segundo semestre de 2015.

Com investimentos de R$ 1,8 bilhão, a construção da UHE Sinop irá gerar mais de três mil empregos diretos. A previsão é que a geração de energia da UHE Sinop inicie em março de 2017, sendo que ela será capaz de gerar 400 megawatts (MWh), suficiente para atender 1,6 milhão brasileiros.

As obras localizam-se nas áreas dos municípios de Cláudia (margem direita) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório, que terá área de inundação de 337 km² (33,7 mil hectares) em seu Nível de Água (NA) Máximo Normal de 302,00 metros (m), abrangerá, ainda, os municípios de Sinop, Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte e Sorriso. O acesso se fará a partir da rodovia BR-163 e estradas de fazenda.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese