CAPACITAÇÃO E MEIO AMBIENTE – UHE Sinop realiza oficina de enfeites natalinos em Cláudia

Por meio do Programa de Educação Ambiental, o Empreendimento tem promovido uma série de capacitações e oficinas nos municípios da área de influência

CAPACITAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Material produzido na oficina será utilizado para decorar a cidade durante o período do Natal (foto: Assessoria de Imprensa)

A oficina de enfeites natalinos com a utilização de material reciclado ocorreu entre os dias 21 e 24 deste mês na Escola Daniel Titton, município de Cláudia, região Norte do estado de Mato Grosso. Promovida pela Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop que custeou os materiais não reciclados e o instrutor para a capacitação, a atividade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

De acordo com a instrutora Graciele Ferreira Lima, a oficina contou com 33 participantes, entre eles professores e a população em geral. “Fizemos questão de abrir as inscrições para a comunidade e o interesse foi grande”, disse ela. A atividade também envolveu os alunos da Escola Daniel Titton que trouxeram de casa as garrafas pet.

A participante Edimaura Xavier de Moraes disse que pretende repassar o que aprendeu aos membros da igreja em que é pastora. “Aprendemos a cortar, dobrar e formar as peças. Não foi difícil, mas é preciso muita técnica”, disse ela.

A secretária de Educação e Cultura, Esdra Nunes de Andrade, informou que a capacitação faz parte do projeto Sonho de Natal da Cidade de Cláudia. O objetivo é deixar o município mais bonito para o período do Natal utilizando os enfeites produzidos durante as oficinas. A parceria com a Usina, segundo Esdra, surgiu a partir das reuniões do Programa de Educação Ambiental (PEA). “Com essas reuniões vislumbramos o apoio da UHE Sinop para darmos prosseguimento à ideia de decorar a cidade utilizando materiais reciclados.

O prefeito João Batista de Oliveira visitou o local da oficina e na ocasião agradeceu o apoio da UHE Sinop para que a ação se tornasse uma realidade. Esta iniciativa, segundo ele, traz uma série de benefícios que vão desde à conscientização para a preservação do meio ambiente, passando pela educação e capacitação até o objetivo final que é deixar Cláudia enfeitada para o Natal.

Cirlene Furini, coordenadora de Socioeconomia da Companhia Energética Sinop (CES), concessionária da UHE Sinop, explicou que além desta, outras capacitações foram realizadas por meio do PEA. Neste mês de setembro, por exemplo, aconteceu a Capacitação em Avaliação de Recursos Hídricos e Proteção e Recuperação de Nascentes que envolveu alunos do oitavo ano da Escola Estadual André Antônio Maggi, em Ipiranga do Norte. “Além da parte teórica os estudantes também participaram de aulas práticas ao visitarem as nascentes da região, o que proporcionou riqueza de conhecimento”, esclareceu.

Durante o mês de agosto, em Ipiranga do Norte, professores aprenderam a produzir sabão utilizando óleo de cozinha usado; em Cláudia, professores e técnicos da Prefeitura participaram de curso sobre Resíduos Sólidos Urbanos; e em Sorriso, técnicos da Prefeitura e funcionários de diversas empresas estão sendo capacitados em Sistema de Gestão Ambiental.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese