CASA DE FORÇA – Iniciada montagem da forma metálica da caixa semi-espiral da UHE Sinop

Esta é a primeira forma metálica da caixa que está sendo montada. A caixa é a estrutura que distribui a água pelo grupo gerador para produção de energia elétrica

Vista aérea de peça sendo montada, já dentro da área da casa de força

Vista aérea de peça sendo montada, já dentro da área da casa de força (foto: Assessoria de Imprensa)

No início do mês de junho foi iniciada na casa de força a montagem da forma metálica da caixa semi-espiral da turbina da máquina 2 da UHE Sinop. Estrutura que é responsável por receber e canalizar o fluxo de água que é captado na tomada d’água (o local onde serão instaladas as comportas, turbinas e geradores), direcionando-o de forma eficiente em todo contorno das partes girantes da máquina para, assim, realizar a rotação do conjunto gerador para produção de energia elétrica.

Toda a estrutura metálica foi preparada, controlada e ajustada previamente no pátio da eletromecânica, onde ela foi dividida em diversos módulos para facilitar o transporte e a montagem na casa de força. A forma da caixa é fabricada em chapas de aço carbono com espessura de 12,5 milímetros e possui em sua estrutura externa uma série de ancoragens metálicas para travamento no concreto.

Ao todo, a caixa tem 26 metros na sua região de maior extensão e sua forma metálica pesa aproximadamente 190 toneladas. Após a montagem completa, ela terá uma porta de acesso para inspeção e manutenção interna, além de um ponto para drenagem de água na região inferior.

De acordo com o coordenador de Montagem Mecânica da CES, Angelo Silva, esta é a primeira forma metálica da caixa que está sendo montada. A UHE Sinop terá duas, sendo uma para cada unidade geradora. “Durante a montagem da forma metálica da caixa semi-espiral e com o avanço das concretagens, será montado o pré-distribuidor que é o elemento que recebe o fluxo de água da caixa semi-espiral e realiza a segunda distribuição, direcionando-o de forma linear até às pás diretrizes do distribuidor, que é um dos mecanismos móveis onde é realizada parte do controle de potência gerada na máquina”, complementa o coordenador.

A UHE Sinop terá duas turbinas do modelo Kaplan sendo que cada uma terá potência de 204 MW, as quais são consideradas as maiores do tipo Kaplan em fabricação e serão as maiores em potência unitária instaladas no Brasil. A geração de energia do Empreendimento atenderá 1,6 milhão de brasileiros, o equivalente a 50% da população de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese