CLIMA – Monitoramento de hora em hora

UHE Sinop vai instalar estação meteorológica ainda este mês em local próximo ao canteiro de obras

foto: Assessoria de Imprensa

Com informações, CES poderá planejar a gestão ambiental no entorno do futuro reservatório (foto: Assessoria de Imprensa)

Para monitorar o clima nas áreas de abrangência do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, a Companhia Energética Sinop (CES) vai instalar ainda este mês uma estação meteorológica na área do canteiro de obras. O aparelho tem a finalidade de registrar as possíveis variações climatológicas como umidade relativa do ar, temperaturas máxima, média e mínima, pressão, volume de chuva, radiação solar e velocidade do vento.

Com esse volume de informações, a CES terá condições de planejar a gestão ambiental no entorno do futuro reservatório da UHE Sinop, que vai ter 337 km² (33,7 mil hectares) em seu Nível de Água (NA) Máximo Normal de 302 metros.

Para o coordenador do Meio Físico da CES, Ruy Alberto, esse trabalho é muito importante para a região, pois os dados gerados pela estação climatológica poderão ser consultados por qualquer pessoa interessada. “O aparelho vai mandar informações a cada uma hora a um servidor que vai estar disponível para a consulta pública. Essas informações podem beneficiar muitas pessoas da região, como os agricultores, por exemplo”, explicou, referindo-se ao monitoramento climático em benefício da agricultura.

A instalação dessa estação meteorológica atende ao Programa de Monitoramento do Clima que consta no Projeto Básico Ambiental (PBA).

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese