COMBATE AO AEDES – Estudantes de Assentamento em Cláudia plantam sementes de Crotalária

Ação foi executada pela UHE Sinop, por meio do Programa de Saúde Pública, com o intuito de combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya

COMBATE AO AEDES

Sementes foram plantadas em torno das cercas da escola Florestan Fernandes, no PDS 12 de Outubro (foto: Assessoria de Imprensa)

Alunos do 5º ano da Escola Estadual Florestan Fernandes, do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) 12 de Outubro, em Cláudia, realizaram o plantio de sementes de Crotalária durante ação do Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A planta, que pode chegar a aproximadamente um metro de altura, vem sendo estudada por ser uma possível aliada no combate à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, atraindo libélulas que são predadoras naturais do Aedes Aegypti, tanto na forma larvária, quanto na forma de mosquito adulto.

O objetivo da ação foi orientar alunos e professores sobre prevenção e controle dos vetores do mosquito. Com a participação de cerca de 60 estudantes, a atividade foi realizada em dois momentos, primeiro em sala de aula, com a apresentação de conceitos teóricos sobre as doenças e suas formas de prevenção; depois com a distribuição das sementes da planta e orientação para seu plantio correto, visando o controle biológico do mosquito Aedes.

De acordo com o gerente Socioambiental da Concessionária da Usina, a Companhia Energética Sinop (CES), José Centeno, mesmo sem comprovação científica da eficácia da Crotalária no combate ao mosquito, há registros de que em alguns municípios da região foram realizados plantios em pontos estratégicos e distribuídas sementes para a população. “Qualquer atitude executada no sentido de combater o mosquito Aedes é válida, cada pequeno gesto pode ajudar a diminuir os casos dessas doenças na região”, salienta.

No PDS 12 de Outubro o plantio das sementes foi realizado em locais próximos ao tanque de criação de peixes, em torno do refeitório e nas proximidades das cercas da escola. A ação também foi desenvolvida com alunos da Escola Estadual Valmor Copatti, do Projeto de Assentamento (PA) Wesley Manoel dos Santos, a Gleba Mercedes V em Sinop, com as orientações e distribuição das sementes, que posteriormente serão plantadas sob a orientação da própria instituição.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese