CONSCIENTIZAÇÃO – UHE Sinop promove semana de saúde e qualidade no trabalho

Cerca de 700 colaboradores participaram de palestras ministradas durante toda a semana no canteiro de obras

foto: Assessoria de Imprensa

1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade (Sipamaq) será semestral (foto: Assessoria de Imprensa)

Foi realizada nesta primeira semana de dezembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade (Sipamaq) da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Promovida pela Construtora Triunfo, a primeira edição da Sipamaq envolveu cerca de 700 colaboradores em palestras sobre medicina do trabalho, meio ambiente, qualidade e segurança.

O objetivo é conscientizar os trabalhadores sobre a necessidade de adotar boas práticas que, além de evitar acidentes, possam melhorar a qualidade de vida e a saúde no canteiro de obras. Além disso, também foram repassadas informações sobre sustentabilidade e meio ambiente por meio de uma palestra ministrada por Amarildo Ferrari. “O resultado sempre é positivo, pois no dia a dia percebemos que as práticas que nós passamos aqui são adotadas no Empreendimento. Inclusive, temos vários relatos que esse conhecimento adquirido no canteiro é levado para dentro de casa”, afirmou Ferrari, que é especialista em Meio Ambiente e pós graduado em Educação Ambiental e Direito Ambiental.

Leonardo Souza está há pouco mais de um mês trabalhando nas obras da UHE Sinop. O operador de trator esteira saiu satisfeito da palestra “Educação Ambiental como Elemento de Transformação”. “Esse tipo de informação é sempre bem vinda, pois o que aprendemos aqui é aplicado já em seguida no canteiro de obras”, disse.

O operador de motoniveladora, Cláudio Gana, também está participando da primeira edição do Sipamaq. Para ele, a palestra sobre saúde e qualidade de vida foi uma das mais interessantes. “Gosto de assuntos envolvendo a saúde, pois é uma ferramenta importantíssima para o nosso trabalho. Estou me sentindo cuidado aqui”, finalizou.

De fato, a garantia da saúde e segurança do trabalhador é essencial para o bom resultado dos trabalhos executados no canteiro de obras, como explica o diretor de Obras Civis e Financeiro da Companhia Energética Sinop (CES), Rui da Justa Feijão. “Mais do que cumprir cronogramas e metas, devemos zelar pela segurança, em todos os sentidos, dos nossos colaboradores. Atividades como essa garantem, inclusive, que tenhamos colaboradores mais compromissados com o trabalho”.

Conforme o gestor de contrato da Construtora Triunfo, Guilherme Georg, a Sipamaq será realizada semestralmente. “Além de garantir a segurança do trabalhador, ações como essa são importantes para ofertar conhecimento a eles e um momento de interação com toda a equipe”, complementa.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese