CONTROLE DE ENDEMIAS – UHE Sinop entrega veículos para municípios da área de abrangência

Ação integra o Plano de Ação para o Controle da Malária e contempla o repasse de camionetes e motocicletas para as Secretarias de Saúde de Cláudia, Ipiranga do Norte, Itaúba, Sinop e Sorriso

CONTROLE DE ENDEMIAS

Cada um dos municípios foi contemplado uma camionete e ainda foram repassadas três motocicletas para Cláudia e uma para Itaúba (foto: Assessoria de Imprensa)

A Concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, Companhia Energética Sinop (CES), entregou hoje, 14 de dezembro, nove veículos às Prefeituras dos cinco municípios da área de abrangência do Empreendimento, para o controle de endemias. Os veículos serão incorporados à frota das Secretarias Municipais de Saúde de Cláudia, Ipiranga do Norte, Itaúba, Sinop e Sorriso, sendo cinco camionetes, uma para cada município, além de três motocicletas para Cláudia e uma para Itaúba.

O investimento de quase R$ 550 mil ocorre por meio do Plano de Ação para o Controle da Malária (PACM) da UHE Sinop, documento aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso e que apresenta estratégias de parcerias entre a CES e os órgãos de saúde municipal e estadual, visando à prevenção e o controle da malária, e de outras endemias ocorrentes ou com risco de ocorrerem na área de influência direta do Empreendimento, tais como leishmanioses, dengue, zika vírus e chikungunya.

Com essas ações, dois tipos de público-alvo serão beneficiados: a população residente nos cinco municípios e a população diretamente vinculada às obras – constituída pelos colaboradores ligados diretamente a construção e pelos colaboradores subcontratados durante as diferentes fases de implantação do Empreendimento.

O Plano tem a finalidade de fortalecer os serviços de controle de endemias, realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde dos cinco municípios, por meio da estruturação da rede de diagnóstico e tratamento, investigação epidemiológica, inquéritos entomológicos, controle vetorial, capacitação profissional e educação em saúde. Para que isto ocorra, a UHE Sinop aplicará também recursos na construção de áreas físicas e aquisição de mobiliário, equipamentos e insumos e capacitação profissional para os municípios.

Durante a entrega, estiveram presentes o secretário Municipal de Saúde de Sinop, Manoelito Rodrigues; a diretora do Escritório Regional de Saúde, Francisca Teixeira; o vice-prefeito de Cláudia, Airton de Lara; o Prefeito de Itaúba, Raimundo Zanon; a secretária Municipal de Saúde de Sorriso, Ivana Mattos; o prefeito de Ipiranga do Norte, Pedro Ferronato; a secretária Municipal de Saúde de Cláudia, Marileide Magalhães; e a representante da Vigilância Sanitária de Sorriso, Elaine Lara.

O prefeito de Ipiranga do Norte, Pedro Ferronato, comemorou a entrega e o fortalecimento da saúde do município. “A CES vem cumprindo com todos os compromissos firmados desde o início e agora teremos condições de combater essas doenças na área rural do município também”. O prefeito de Itaúba, Raimundo Zanon, lembrou outras ações que a CES tem desenvolvido no município. “A saúde de nossa cidade está sendo bem cuidada pela empresa. Realmente os compromissos estão sendo cumpridos com eficiência”.

O gerente de Meio Ambiente da CES, André Vasques, salientou que a execução dessas ações só foi possível graças à parceria com as Prefeituras. “A participação dos gestores na tomada de decisões foi de suma importância, uma vez que eles conhecem a realidade de seus municípios. A Concessionária, como uma empresa cidadã, quer deixar um legado, estaremos enraizados aqui por décadas, então nossas ações são para perdurarem por todo o tempo de geração de energia”.

Além da entrega dos veículos como parte das ações do PACM, a CES também está investindo quase R$ 30 mil na obra de ampliação da sala para armazenamento de vacinas e instalação de um container no Escritório Regional de Saúde, localizado em Sinop. A sala servirá para armazenar vacinas contra diversas doenças que poderão ser distribuídas para toda a região Norte, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese