Crise Hídrica: UHE Sinop adota medidas para redução do consumo de água

A ação foca na conscientização dos colaboradores UHE Sinop. Com a crise hídrica, o objetivo é conter o desperdício e economizar recursos.

Como parte das ações do seu Plano de Sustentabilidade, a Sinop Energia, empresa que administra a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, implementa, a partir de agora, novas práticas, a fim de contribuir com a redução do consumo de água. A campanha consiste em orientar os colaboradores para conter o desperdício, preservar o meio ambiente e economizar recursos nas dependências e serviços da empresa. Entre as práticas adotadas pela companhia estará a vistoria para detecção de vazamentos em pias e vasos sanitários e o uso consciente do recurso nas atividades diárias.

 

Veja algumas medidas adotadas pela UHE Sinop:

 

Lavagem dos carros – São gastos mais de 300 litros de água para lavagem de apenas um veículo. Quantidade suficiente para o consumo diário de uma família. Portanto, iremos colaborar realizando a lavagem dos carros da frota a cada 15 dias.

Higienização das mãos – Ao lavarem as mãos, os colaboradores deverão deixar a torneira aberta apenas durante o enxágue. E fechar durante a higienização com sabão. Essa medida pode evitar o desperdício de até 4 litros de água.

Limpeza das áreas comuns – Os colaboradores serão orientados a reduzir o consumo de água. Durante a limpeza das áreas que necessitam lavagem, por exemplo. Ao usar uma mangueira, em apenas 15 minutos são consumidos 180 litros de água.

 

Crise hídrica no Brasil

 

O Brasil está passando por mais um período de estiagem.  Sem chuvas, o país enfrenta a maior crise hídrica dos últimos 91 anos. Instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a World Wide Fund for Nature (WWF) já alertaram para o problema de escassez de água no mundo.

Realizado pela UNESCO, mais recente estudo sobre o tema apontou que cerca de 4 bilhões de pessoas, quase dois terços da população mundial, sofrem com falta grave de água.

 

 

Sobre a Sinop Energia

A Sinop Energia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A empresa é uma sociedade de propósito específico formada pelos acionistas EDF Norte Fluminense (51%), Eletronorte (24,5%) e Chesf (24,5%). Com capacidade instalada de 401,88 MW e localizado no rio Teles Pires, o empreendimento gera energia limpa e renovável para metade do estado de Mato Grosso.

EnglishFrenchPortuguese