CURIOSIDADE – Dimensões do Empreendimento

Conheça as informações técnicas da obra da Usina Hidrelétrica Sinop

foto: Assessoria de Imprensa

*m³ – metro cúbico / *kg ? quilos / *ha ? hectares / *m/altura ? metro/altura / *km ? quilômetros *1 hectare equivale a 10 mil metros quadrados (m²) (foto: Assessoria de Imprensa)

A Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop está sendo implantada no Rio Teles Pires, região Norte do Estado de Mato Grosso, a cerca de 70 quilômetros (km) de Sinop. As obras localizam-se nas áreas dos municípios de Cláudia (margem direita) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório da Usina abrangerá, ainda, os municípios de Sinop, Ipiranga do Norte e Sorriso. O acesso se fará a partir da rodovia BR-163.

A construção da Usina representa importante contribuição para atender o crescente consumo de energia elétrica, por isso, em seu planejamento, diversos estudos foram realizados para equilibrar seus interesses ambientais, técnicos e econômicos.

Com investimentos de R$ 1,8 bilhão, a construção da UHE Sinop irá gerar mais de três mil empregos diretos. Esses postos de trabalho, juntamente com os empregos indiretos que serão gerados, contribuirão para o aumento do nível de emprego no País e na região, bem como para o aumento da massa salarial, resultando em importante impacto social positivo.

Este projeto caracteriza-se pela disposição de uma Casa de Força com duas turbinas/geradores e potência instalada de 400 megawatts/hora (MWh). Isto corresponde a geração de energia elétrica para atendimento de 1,6 milhão de brasileiros. O reservatório a ser formado terá área de inundação de 337 km² (33,7 mil hectares) em seu Nível de Água (NA) Máximo Normal de 302,00 metros (m).

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese