Destinamos mais de 30 toneladas de resíduos para reciclagem em 2021

Neste ano, a companhia registrou aumento de quase 500% de materiais conduzidos para reciclagem e reaproveitamento.

No Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo, celebrando em 22/11, a Sinop Energia comemora os resultados do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. De janeiro a outubro de 2021, a companhia enviou para reciclagem e reaproveitamento mais de 30 toneladas de resíduos gerados no espaço da Usina Hidrelétrica Sinop e no escritório da empresa. O número é quase seis vezes maior se comparado ao mesmo período do ano passado, quando as atividades presenciais dos colaboradores estavam reduzidas devido à pandemia.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A Sinop Energia se preocupa permanentemente com a destinação dos resíduos gerados durante sua operação. Com isso, a empresa realiza a coleta seletiva interna e mantém parceria com a empresa Canaã Norte, que coleta e destina o lixo. Os resíduos são destinados para reciclagem – no caso de materiais como papelão, plástico e sucatas de ferro – ou para reaproveitamento – como o vidro, que é usado para apoiar a produção de cimento.

O trabalho de gerenciamento de resíduos integra o conjunto de práticas da companhia voltadas para os cuidados com o meio ambiente. Nosso compromisso com a sustentabilidade é diário e um dos pilares da Sinop Energia. Atuamos internamente desde a elaboração de ações junto aos colaboradores, como a conscientização para a redução e reutilização do resíduo gerado, treinamentos sobre a correta segregação dos resíduos, até o acompanhamento da destinação da coleta realizada. Dessa forma, vamos construindo uma empresa cada vez mais ecológica”, afirma André Vasques, Gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia.

Muito além do ambiente de trabalho, os funcionários da companhia também recebem o incentivo da empresa para estenderem práticas sustentáveis dentro do lar. Para isso, a Sinop Energia disponibiliza um Ecoponto para que os colaboradores possam colocar o óleo de cozinha usado em suas casas, evitando que o material seja descartado de maneira equivocada e, consequentemente, prejudicando o meio ambiente. Em seguida, o óleo é enviado para reutilização na fabricação produtos como biodiesel, cosméticos e rações animais.

EnglishFrenchPortuguese