Distante 70 quilômetros (km) da cidade de Sinop com acesso pela BR-163 e estradas vicinais, a Sinop Energia é uma usina hidrelétrica construída no rio Teles Pires, sendo a barragem situada nos municípios de Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório abrange os municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso.

O Empreendimento conta com a longa e consolidada experiência de seus três acionistas, referências nacionais e internacionais no segmento de geração de energia: (a) Usina Termelétrica Norte Fluminense S/A (EDF NF) - membro do Grupo EDF (Electricité de France); (b) Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte); e (c) Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

A geração de energia elétrica pela UHE Sinop atenderá o consumo de 1,6 milhão de pessoas, equivalente a 50% da população do Estado do Mato Grosso. A construção da Usina representa importante contribuição para atender o crescente consumo de energia elétrica no Brasil. Por ser uma usina hidrelétrica, o projeto se enquadra no segmento de geração de energia de fontes renováveis (eólicas, hidrelétricas, térmicas a biomassa e solar).
EnglishFrenchPortuguese