EDUCAÇAO AMBIENTAL – Devolutiva de Seminário apresenta ações para os municípios abrangidos pela UHE Sinop

Concessionária do Empreendimento irá formalizar parcerias com os municípios para desenvolver ações nas áreas de educação, meio ambiente, saúde e agricultura

foto: Assessoria de Imprensa

A partir do mês de maio, a CES elaborará planos de trabalho para cada município (foto: Assessoria de Imprensa)

Na semana passada, quarta-feira dia 15, representantes do poder público municipal, instituições de ensino e associações comunitárias dos municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso voltaram a se encontrar para apresentar e debater as ações de educação ambiental identificadas para cada município, durante a Devolutiva do 1º Seminário Intermunicipal de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. O Seminário foi realizado no dia 24 de março para promover a interação de professores do ensino fundamental, técnicos atuantes no poder público e demais instituições públicas e privadas, além da população residente nos Assentamentos Wesley Manoel dos Santos e 12 de Outubro, no sentido de identificar as iniciativas de educação ambiental e campanhas socioeducativas já existentes nos municípios.

Sob a coordenação da concessionária do Empreendimento, a Companhia Energética Sinop (CES), neste segundo encontro, após a exibição dos programas de Socioeconomia do Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina, os participantes definiram as necessidades específicas de cada município, o que permitirá, a partir de então, que parcerias sejam formalizadas no sentido de desenvolver ações para as áreas de educação, meio ambiente, saúde e agricultura dos cinco municípios da Área de Influência Direta (AID) da Hidrelétrica.

A consultora do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UHE Sinop, Adelina Fonseca, explica que esse trabalho, da forma que está sendo construído – com a participação dos municípios – tem a tendência de se consolidar de maneira participativa. “Essa é a ideia do Programa. Levar em consideração as particularidades das demandas de cada município e a tomada de decisões por meio da conversação em grupo. É como uma escada onde vamos subindo degrau a degrau para chegarmos onde queremos. No caso das ações do PEA e dos anseios das comunidades envolvidas, chegar aos resultados das ações a serem implementadas”.

A partir das demandas identificadas, a CES elaborará os planos de trabalho para cada município, de maneira que as ações de fato sejam iniciadas. A apresentação desses planos será realizada de forma individual em reuniões com cada um dos municípios, conforme explica a coordenadora de Socioeconomia da CES, Cirlene Furini. “Esses planos serão voltados para os públicos formal e não formal e todas as ações serão construídas de forma que seus resultados positivos possam ser contemplados pelas comunidades dos cinco municípios até mesmo após a conclusão do Empreendimento”.

A realização do Seminário e dessa Devolutiva agradou ao produtor rural Almeri José Fontana, representante do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) 12 de Outubro, de Cláudia. “Eu gostei da reunião e as discussões foram satisfatórias. Para falar a verdade, antes eu não compreendia direito as ações do Programa de Educação Ambiental, mas agora ficou claro. As ações que foram discutidas e que serão implementadas trarão benefícios para nossa comunidade e todos aqueles que participaram do 1º Seminário realizado em março. Eu estou bastante animado e pretendo participar dos demais seminários e reuniões como esta. Acho que todos deveriam ter o interesse em participar, pois, assim, as demandas solicitadas tendem a ser mais pontuais”.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese