Concessionária do Empreendimento irá formalizar parcerias com os municípios para desenvolver ações nas áreas de educação, meio ambiente, saúde e agricultura
A partir do mês de maio, a CES elaborará planos de trabalho para cada município (foto: Assessoria de Imprensa)
Na semana passada, quarta-feira dia 15, representantes do poder público municipal, instituições de ensino e associações comunitárias dos municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso voltaram a se encontrar para apresentar e debater as ações de educação ambiental identificadas para cada município, durante a Devolutiva do 1º Seminário Intermunicipal de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. O Seminário foi realizado no dia 24 de março para promover a interação de professores do ensino fundamental, técnicos atuantes no poder público e demais instituições públicas e privadas, além da população residente nos Assentamentos Wesley Manoel dos Santos e 12 de Outubro, no sentido de identificar as iniciativas de educação ambiental e campanhas socioeducativas já existentes nos municípios.
Sob a coordenação da concessionária do Empreendimento, a Companhia Energética Sinop (CES), neste segundo encontro, após a exibição dos programas de Socioeconomia do Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina, os participantes definiram as necessidades específicas de cada município, o que permitirá, a partir de então, que parcerias sejam formalizadas no sentido de desenvolver ações para as áreas de educação, meio ambiente, saúde e agricultura dos cinco municípios da Área de Influência Direta (AID) da Hidrelétrica.
A consultora do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UHE Sinop, Adelina Fonseca, explica que esse trabalho, da forma que está sendo construído – com a participação dos municípios – tem a tendência de se consolidar de maneira participativa. “Essa é a ideia do Programa. Levar em consideração as particularidades das demandas de cada município e a tomada de decisões por meio da conversação em grupo. É como uma escada onde vamos subindo degrau a degrau para chegarmos onde queremos. No caso das ações do PEA e dos anseios das comunidades envolvidas, chegar aos resultados das ações a serem implementadas”.
A partir das demandas identificadas, a CES elaborará os planos de trabalho para cada município, de maneira que as ações de fato sejam iniciadas. A apresentação desses planos será realizada de forma individual em reuniões com cada um dos municípios, conforme explica a coordenadora de Socioeconomia da CES, Cirlene Furini. “Esses planos serão voltados para os públicos formal e não formal e todas as ações serão construídas de forma que seus resultados positivos possam ser contemplados pelas comunidades dos cinco municípios até mesmo após a conclusão do Empreendimento”.
A realização do Seminário e dessa Devolutiva agradou ao produtor rural Almeri José Fontana, representante do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) 12 de Outubro, de Cláudia. “Eu gostei da reunião e as discussões foram satisfatórias. Para falar a verdade, antes eu não compreendia direito as ações do Programa de Educação Ambiental, mas agora ficou claro. As ações que foram discutidas e que serão implementadas trarão benefícios para nossa comunidade e todos aqueles que participaram do 1º Seminário realizado em março. Eu estou bastante animado e pretendo participar dos demais seminários e reuniões como esta. Acho que todos deveriam ter o interesse em participar, pois, assim, as demandas solicitadas tendem a ser mais pontuais”.
Assessoria de Imprensa