EDUCAÇÃO AMBIENTAL – UHE Sinop entrega certificados de capacitação em Sorriso

As capacitações foram direcionadas a técnicos de secretarias municipais e funcionários e proprietários de empresas de diversos setores

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ao todo, 165 pessoas de 26 instituições participaram do treinamento, entre empresas privadas, públicas e profissionais autônomos (foto: Assessoria de Imprensa)

Foram entregues na manhã desta segunda-feira (29), os certificados aos alunos do curso de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) realizado em Sorriso, no segundo semestre do ano passado. O curso é uma das ações do Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop e foi executado pela Associação Regional de Pesquisa Científica e Ambiental (Arpca), contratada pela Concessionária do Empreendimento, a Companhia Energética Sinop (CES).

Resultado do 1º Seminário Intermunicipal de Educação Ambiental da UHE Sinop, o curso capacitou 165 pessoas de 26 instituições, entre empresas privadas, públicas, instituições de ensino e profissionais autônomos. Para esta ação, a CES também contou com o apoio da Prefeitura de Sorriso. Durante a capacitação, ministrada por meio de aulas teóricas e práticas, foram abordados assuntos como: licenciamento e legislação ambiental; resíduos sólidos, líquidos e gasosos; segregação e manejo de resíduos; poluição do solo, água, ar, sonora e visual; Plano de Controle Ambiental (PCA) e Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGSR).

Além dos certificados, também foram entregues durante a solenidade, realizada na Câmara de Vereadores de Sorriso, placas às empresas que já contam com a licença ambiental de operação. Conforme explica o gerente Socioambiental da CES, José Centeno, a capacitação é o início de um trabalho de envolvimento da sociedade em prol do desenvolvimento ambiental do município. “Essa contribuição da CES não é apenas para Sorriso, mas sim para todo o País. Entendemos que o meio ambiente precisa ser mais respeitado, assumido pelas pessoas com responsabilidade, nossa participação nesse processo hoje é importante para garantirmos um futuro às próximas gerações”.

Para o representante da Arpca, Eloy Brandão, é um passo importante para Sorriso, que foi o primeiro município de Mato Grosso a assumir a gestão do licenciamento ambiental de atividades de baixo e médio impacto. “Este evento de hoje tem um simbolismo muito grande, pois mostra uma nova relação do homem com o meio ambiente, em que os cuidados com a natureza são um dever de todos nós, e podemos afirmar que Sorriso é vanguarda neste processo”. O prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, também mostrou a necessidade do cuidado com o meio ambiente para a sustentação do agronegócio, carro-chefe de Sorriso. “Nós precisamos produzir respeitando o meio ambiente, garantindo qualidade de vida para as gerações futuras, por isso, é importante trabalhar para que o dano ao meio ambiente seja o mínimo possível em todos os empreendimentos”.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese