ELETROMECÂNICA – Iniciada montagem do núcleo do estator da UHE Sinop

Este é o primeiro núcleo que está sendo montado. A UHE Sinop terá dois, sendo um para cada unidade geradora

ELETROMECÂNICA

Peça, que terá 1,86 metro de altura e 12,35 metros de diâmetro interno, é fundamental para a geração de energia (foto: Assessoria de Imprensa)

O mês de abril marcou um avanço significativo nas obras eletromecânicas da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Foi iniciada a montagem do núcleo do estator do grupo gerador de energia elétrica. Em março foi iniciada a montagem eletromecânica, com a estruturação da carcaça do estator, que mede 14,69 metros de diâmetro externo e pesa aproximadamente 60 toneladas.

Nessa segunda etapa está sendo realizada a montagem do núcleo do estator, que após o término de seu empilhamento terá 1,86 metro de altura e 12,35 metros de diâmetro interno, conforme explica o coordenador de Montagem Elétrica da Concessionária da Usina, a Companhia Energética Sinop (CES), Weber Leite. “Até esse momento foram montados cerca de 57 centímetros do núcleo. A previsão é finalizar essa etapa até o final do mês de maio. Trata-se de um trabalho bastante detalhista, pois essa peça corresponde a uma das etapas mais importantes na montagem do gerador”.

Este é o primeiro núcleo que está sendo montado. A UHE Sinop terá dois, sendo um para cada unidade geradora. Após a estruturação do núcleo, serão montadas as barras, que juntos formam o enrolamento do estator, onde a tensão elétrica será induzida para a geração de energia. “Também podemos chamar essa peça de armadura estacionária. O estator mais o rotor [campo rotativo], que é a parte girante da máquina, formam o gerador de energia”, complementa o coordenador.

A estruturação desse núcleo está sendo realizada na área de montagem da UHE Sinop, local destinado para a montagem das turbinas da Usina. Isto é, todas as peças que compõem o conjunto gerador são transportadas em carretas até a área de montagem, onde o rotor é montado e depois transportado por meio de pontes rolantes que têm o fim específico de mover peças de grandes dimensões até a casa de força, estrutura onde efetivamente é gerada energia elétrica.

A UHE Sinop terá duas turbinas do modelo Kaplan sendo que cada uma terá potência de 204 MW, as quais são consideradas as maiores do tipo Kaplan em fabricação e serão as maiores em potência unitária instaladas no Brasil. A geração de energia do Empreendimento atenderá 1,6 milhão de brasileiros, o equivalente a 50% da população de Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese