ELETROMECÂNICA – Realizada descida do primeiro estator da Usina Hidrelétrica Sinop

Colaboradores da Concessionária do Empreendimento, Sinop Energia, Construtora Triunfo e Engenharia do Proprietário (CEPSINOP) acompanharam a descida da peça ao poço gerador da Unidade 2 

No dia 22 de agosto de 2017 foi realizada a descida do estator ao poço da unidade geradora da Usina Hidrelétrica Sinop. A peça, montada no canteiro de obras, é responsável por transformar a energia mecânica em energia elétrica. Seu transporte foi feito por meio de duas pontes rolantes e agora, dá-se espaço para a montagem do segundo estator da Usina.

Segundo o gerente de Eletromecânica da Concessionária da Usina, a Sinop Energia, Wallace Lobo, o estator, assim como todo o conjunto gerador da usina é montado no canteiro de obras. “Foram todos montados integralmente aqui. Eles vêm em várias partes, por questões de dimensões e pesos para transporte”, explica. Lobo afirma que a obra está em fase avançada e que, conforme o planejamento, os equipamentos, que são fornecidos pela empresa Andritz Hydro, estarão prontos antes do enchimento do reservatório informando que o equipamento, previsto para setembro de 2018. “Hoje nós estamos à frente do nosso cronograma, mas é sempre importante deixar tudo pronto aguardando, quando tivermos reservatório faremos os testes dinâmicos com a unidade” completa.

O gestor de Montagem Eletromecânica da Construtora Triunfo, Osvaldo Jodar, explica que com o estator devidamente instalado, a próxima etapa é a montagem do conjunto da turbina Kaplan. “A fase seguinte, que também já está em processo dentro da casa de força, é montar o conjunto da turbina Kaplan e quando este conjunto estiver instalado, continuamos com a parte de distribuidor, depois a parte do mancal, para poder montar o rotor do gerador e seria esta a etapa final ou de maior envergadura dentro do processo”. A Construtora Triunfo foi contratada pela Sinop Energia para executar as obras civis, fornecimento eletromecânico e montagem da Usina.

Ao todo, a Hidrelétrica terá duas casas de força, com duas turbinas Kaplan, consideradas as maiores do Brasil em potência instalada, desse tipo de máquina. A previsão é que a Usina comece a operar em dezembro de 2018, gerando 408 megawatts (MW) de energia que será distribuída pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), podendo atender 1,6 milhão de pessoas.

Equipamento tem diâmetro externo de 15 metros e pesa 240 toneladas

Equipamento tem diâmetro externo de 15 metros e pesa 240 toneladas

 

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese