ELETROMECÂNICA – Rotor do gerador é posicionado no poço da Unidade Geradora

No dia seis de março de 2018 mais uma peça de um dos conjuntos geradores da Usina Hidrelétrica Sinop foi posicionada no poço da primeira Unidade Geradora. Esta foi a vez do rotor do gerador, que pesa 463 toneladas e mede cerca de 12,3 metros de diâmetro externo.

O rotor do gerador possui 76 polos magnéticos que pesam 1,8 tonelada cada um. Estes polos são alimentados com corrente contínua por meio do circuito de excitação da unidade, produzindo assim, o fluxo magnético necessário para a criação da tensão induzida no estator. Depois de acoplado na parte superior do eixo da turbina, fica possibilitada a transmissão da potência mecânica da turbina ao gerador, que a transformará em energia elétrica.

Conforme a previsão atual de montagem eletromecânica da Usina, o rotor gerador da segunda Unidade Geradora deve ser posicionado em abril no poço. Concluído este passo, no mês seguinte deve acontecer os primeiros testes de movimentação das comportas do vertedouro, dispositivo responsável pelo controle do fluxo de água do Rio Teles Pires.

A Usina Hidrelétrica Sinop está sendo construída pela Sinop Energia, que tem a concessão para construir, implantar, operar e comercializar energia por 35 anos. Distante 70 km de Sinop com acesso pela BR-163 e estradas vicinais, a Usina está sendo construída no rio Teles Pires, sendo a barragem situada nos municípios de Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório abrangerá os municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso.

Este projeto caracteriza-se pela disposição de uma Casa de Força com duas turbinas/geradores, fabricadas pela empresa Andritz Hydro, com potência instalada total de 408 MW e geração de energia elétrica que atenderá o consumo de 1,6 milhão de pessoas, equivalente a 50% da população do Estado do Mato Grosso.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese