EMPREENDER DÁ NEGÓCIO – Sinop e Sorriso recebem Seminário nesta semana

Seminário é resultado de contrato entre a Concessionária da UHE Sinop e o Sebrae. Evento gratuito e aberto traz a palestra “Uma Lição de Empreendedorismo” com David Portes

Hoje (23) e amanhã (24), os municípios de Sinop e Sorriso, respectivamente, receberão o Seminário “Empreender Dá Negócio” do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Contratado pela Concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, a Companhia Energética Sinop (CES), o Sebrae traz o palestrante David Portes para ministrar a palestra “Uma Lição de Empreendedorismo”, com o objetivo de dinamizar a cultura empreendedora na região e ajudar os empresários a pensar em alternativas para suas empresas e para o desenvolvimento local desses municípios.

Durante o Seminário, serão entregues às Prefeituras de Sinop e Sorriso estudos de análise econômica da região de abrangência da Usina realizados pelo Sebrae entre 2015 e 2016 em atendimento ao Programa de Recomposição da Atividade, que busca apoiar o desenvolvimento econômico e social sustentável da região de influência direta do Empreendimento, por meio do estímulo do empreendedorismo.

São três estudos, que já foram entregues, em outubro, às Prefeituras de Itaúba, Ipiranga do Norte e Cláudia. Realizado entre março e abril desse ano, o Censo Empresarial reúne dados de 3.492 (26%) das 13.221 empresas dos cinco municípios. Ele é o conjunto de dados estatísticos que informa diferentes características das empresas e tem o objetivo mapear a realidade socioeconômica dos municípios. Para compor o documento, as empresas existentes nos municípios foram quantificadas em números, conforme o porte, setor, as principais atividades, perfil dos empresários, dificuldades enfrentadas e expectativas da classe empresarial.

Já o Estudo de Oportunidades foi desenvolvido de fevereiro a abril de 2016 e faz uma análise econômica da região, caracterizando-a e avaliando os setores de atividade e o Potencial de Geração de Negócios. Ele foi elaborado em três etapas com 376 empresas amostrais, das 16.950 identificadas, sendo que 92% da pesquisa foi aplicada em Sorriso e Sinop. A primeira etapa buscou caracterizar o município conforme seus aspectos econômicos, evolução dos pequenos negócios e fatores de atração de novos empreendimentos. A segunda etapa analisou os setores conforme as atividades consolidadas e potenciais. E a terceira etapa fez uma avaliação do potencial de geração de negócio para pequenos empreendimentos.

Ainda, um terceiro estudo foi realizado, o Diagnóstico Turístico Regional, que levantou as características gerais dos municípios, sua caracterização geral, aspectos socioambientais que afetam o setor de turismo, a infraestrutura turística, o mercado – demanda nacional e regional, concorrência e percepção turística dos atores envolvidos. Tais dados podem ser utilizados para nortear o processo de planejamento, potencialização e desenvolvimento do setor.

De acordo com o gerente de Meio Ambiente da CES, André Vasques, a realização destes estudos possibilitará que os municípios ampliem sua capacidade de geração de negócios. “Todos os estudos são muito ricos em informações e a sociedade local de cada município precisa conhecer e fazer bom uso de todas as informações contempladas nos documentos”.

Os documentos serão entregues hoje em Sinop, durante o Seminário, no Sindicato Rural, a partir das 19h. Em Sorriso o evento será amanhã no Centro de Eventos Ari José Riedi, no mesmo horário. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones 0800 570 0800, (66) 3520-1800 ou pelo e-mail sinop@mt.sebrae.com.br.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese