INCÊNDIOS FLORESTAIS – Prevenção e combate é tema de capacitação da Sinop Energia

Pelo terceiro ano consecutivo, a cooperação firmada entre a Concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop e o Corpo de Bombeiros possibilita capacitações e a implantação de Brigadas Municipais Mistas para o combate e prevenção de incêndios florestais

 

Apresentar os conceitos relacionados aos incêndios florestais, prevenção, combate e efeitos do uso do fogo, a fim de evitar acidentes no local do incêndio e a propagação do fogo e preservar a vida, o meio ambiente e o patrimônio. Este é o objetivo da Sinop Energia, Concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop, que, em parceria com o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Sinop, realizou na última semana de agosto uma capacitação sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais nas escolas Valmor Copatti e Carlos Drummond de Andrade, no Projeto de Assentamento (PA) Wesley Manoel dos Santos, em Sinop.

Cerca de 320 alunos do ensino infantil ao 9º ano receberam informações sobre a Teoria Básica do Fogo e Incêndios Florestais, Técnicas e Táticas de Combate, Prevenção e Efeitos do Fogo Sobre o Ecossistema, Principais Causas de Incêndios Florestais, Orientações para Realizar a Queima Controlada, e Legislação, repassadas pela equipe técnica do Corpo de Bombeiros e MM Social, empresa parceira responsável pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) do Empreendimento. Como parte da metodologia aplicada, uma apresentação foi realizada de sala em sala, por meio de distribuição de cartilha específica para a atividade e apresentação em Power Point, por parte dos representantes do Corpo de Bombeiros. A atividade integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo PEA.

Para Beatriz Ferreira, professora da escola estadual Valmor Copatti e moradora do PA Wesley, a parceria do Projeto com o Corpo de Bombeiros contribuiu de forma significativa com a diminuição dos focos de incêndios no assentamento. “Essas atividades oferecidas pela Sinop Energia juntamente com o trabalho das brigadas são muito importantes para nós. Só a presença dos brigadistas já intimida essas pessoas que praticam queimadas. Os alunos denunciam mesmo quando presenciam esse tipo de prática”, repassou.

Para Abimael Martins, aluno do 9º ano, a capacitação é importante porque os estudantes aprenderam com os bombeiros sobre prevenção, legislação e como apagar e evitar os transtornos causados pelo fogo, contribuindo com a saúde das pessoas e dos animais. “O que mais me chamou atenção foi a preparação desses profissionais, que, mesmo depois do incidente, com um estudo do local, conseguem identificar onde começou o fogo e se ele foi acidental ou não”, completou.

De acordo com Ricardo Padilha, diretor de Meio Ambiente da Sinop Energia, a cooperação firmada entre o Empreendimento e o Corpo de Bombeiros possibilitou, além das capacitações realizadas nas escolas, a implantação de Brigadas Municipais Mistas para o combate e prevenção de incêndios florestais nos municípios de Cláudia e Sinop. “Pelo terceiro ano consecutivo fortalecemos nossa aliança com os bombeiros e a secretaria municipal de meio ambiente de Sinop, resultado comprovado estatisticamente com a redução dos focos de incêndio na região. Cooperamos com veículos, uniformes, Equipamentos de Proteção Individual [EPIs], abafadores, bombas costais, combustível, entre outros materiais que auxiliarão as equipes nas ações de combate às queimadas”, finalizou o diretor.

As Brigadas Municipais Mistas funcionam durante o período proibitivo de queimadas, que neste ano em Mato Grosso vai de julho a outubro, conforme determina a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

 

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese