INTERMUNICIPAL – UHE Sinop realiza 1º Seminário de Educação Ambiental

Participantes debateram ações para as áreas de educação, meio ambiente, saúde e agricultura dos cinco municípios abrangidos pela Usina

foto: Assessoria de Imprensa

Representantes de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso participam de dinâmica sobre a importância da socialização de informações e vivências adquiridas (foto: Assessoria de Imprensa)

Representantes do poder público municipal, instituições de ensino e associações comunitárias dos municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso participaram, nesta terça-feira (24), do 1º Seminário Intermunicipal de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, realizado pela concessionária do Empreendimento, a Companhia Energética Sinop (CES). O objetivo do encontro foi promover a interação dos participantes no intuito de identificar as iniciativas de educação ambiental e campanhas socioeducativas já existentes nos municípios, verificando as possibilidades de formalizar parcerias para a execução de ações voltadas para áreas como educação, meio ambiente, saúde e agricultura dos cinco municípios da Área de Influência Direta (AID) da Usina.

O Seminário é uma ação do Programa de Educação Ambiental do Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Sinop e tem como principal público alvo professores do ensino fundamental, técnicos atuantes no poder público e demais instituições públicas e privadas, além da população residente nos Assentamentos Wesley Manoel dos Santos e 12 de Outubro.

A socialização de informações e vivências para a construção de novos projetos que visem a educação ambiental foi um dos resultados positivos do Seminário. Para a secretária Municipal de Educação de Ipiranga do Norte, Eni Zanatta, o encontro serviu para agregar valor às ações que já estão sendo executadas no município. “Esse debate sobre os problemas enfrentados nas cidades nos faz perceber que outros colegas passam pelas mesmas dificuldades e muitas vezes em um outro município já existe uma solução para determinado problema. Então o que é bom carregamos conosco. Inclusive, podemos pensar juntos em ações mais econômicas no sentido de trabalhar a educação ambiental em nossa cidade”.

O município de Sorriso também estava representado no encontro. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Silvia Fleming, o mais importante é que as ações debatidas no Seminário sejam transformadas em bons exemplos nas cidades. “O trabalho da qualidade de vida do ser humano começa de baixo e a educação ambiental é um passo importante para transformarmos o lugar onde moramos em algo melhor”, complementa.

Representando a comunidade, o presidente da Associação São Judas, do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) 12 de Outubro, de Cláudia, Helio da Silveira Vitorino, comemora o aprendizado adquirido neste dia. “Ninguém faz nada sozinho. Com certeza sairemos daqui com novas ideias e teremos melhores condições de trabalhar juntos pelo meio ambiente. Temos que unir forças e a troca de experiências proporcionada hoje foi fundamental para isso”.

De acordo com a coordenadora de Socioeconomia da CES, Cirlene Furini, após a realização do Seminário ocorrerão as atividades de organização dos resultados e identificação das oportunidades de ações de educação ambiental para os públicos envolvidos. “Em seguida serão elaborados Planos de Ação Específicos [PAEs] para os públicos formal e não formal, ocasião em que deverão ser acordadas e oficializadas as parcerias necessárias para a execução das ações do Programa de Educação Ambiental da UHE Sinop, de maneira que os resultados positivos perdurem mesmo após a construção da Usina”.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese