IPIRANGA DO NORTE – UHE Sinop doa duas ambulâncias ao município

Veículos serão para o transporte de pacientes que precisam de atendimento de emergência em outras cidades

foto: Assessoria de Imprensa

Hoje, cerca de 170 pacientes precisam se deslocar para outras cidades todo mês, para receber atendimento médico (foto: Assessoria de Imprensa)

A Companhia Energética Sinop (CES) entregou, na última terça-feira (14), à Prefeitura de Ipiranga do Norte duas ambulâncias zero quilômetro, em atendimento às ações previstas no Programa de Apoio aos Municípios da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Ipiranga do Norte é uma das cinco cidades da área de influência do Empreendimento. Ao custo de R$ 118 mil cada ambulância, os veículos foram adaptados e estão equipados para transportar pacientes que necessitem de atendimento de urgência e emergência.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Ipiranga do Norte, Cleo Kossmann, hoje, cerca de 170 pacientes precisam ser levados todo mês para o município de Sorriso (distante 60 km), para atendimentos de emergência, além dos eletivos. “Aqui não temos Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] nem Corpo de Bombeiros, então a responsabilidade por atender esses pacientes é da Prefeitura. Essas duas ambulâncias vão trazer mais conforto e segurança aos nossos moradores”.

Com cerca de seis mil habitantes, hoje o município tem um Pronto Atendimento (PA) 24 horas, um Posto de Saúde da Família (PSF) e outro em construção. O PA, inclusive, está sendo reformado e ampliado e também receberá equipamentos doados pela concessionária da UHE Sinop. De acordo com o prefeito do município, Pedro Ferronato, os aparelhos de raio-x, mamografia e ultrassonografia vão garantir uma saúde de excelente qualidade para a população de Ipiranga do Norte. “Essa parceria com a CES, que foi feita de forma muito transparente e em um tempo muito curto, tem grande importância para a cidade. Com as ambulâncias vamos poder levar para outras cidades os pacientes que precisarem de procedimentos que não temos aqui. E também teremos agora um centro de imagem, isso é ótimo, exames simples que antes eram feitos em Sorriso, agora vão ser feitos aqui”.

A diretora de Meio Ambiente da CES, Ana Brígida Cardoso, explica que outras ações como essa ainda serão realizadas em apoio ao município de Ipiranga do Norte. “Queremos atender às reais necessidades dos municípios envolvidos pela UHE Sinop. É importante que esse diálogo seja aberto e transparente”, completa.

O Programa de Apoio aos Municípios compõe o Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Sinop e prevê, ainda, ações para Sinop, Sorriso, Cláudia e Itaúba, outras cidades da área de abrangência da Usina.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese