MEIO AMBIENTE – UHE Sinop promove II Seminário Intermunicipal de Educação Ambiental

Evento foi realizado pela Companhia Energética Sinop (CES) no dia 05 de maio com representantes dos cinco municípios da área de influência do Empreendimento

foto: Assessoria de Imprensa

Participaram do seminário mais de 50 representantes dos cinco municípios da área de influência da Usina (foto: Assessoria de Imprensa)

Discutir e alinhar as oportunidades de ações de Educação Ambiental nos municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso. Este foi o objetivo do II Seminário Intermunicipal de Educação Ambiental realizado no dia 05 de maio pela Companhia Energética Sinop (CES), Concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. O evento foi marcado pela presença de representantes do poder público municipal, instituições de ensino e associações comunitárias dos cinco municípios.

Como parte da programação, os participantes receberam informações sobre os resultados do primeiro Seminário, realizado em março do ano passado, e as ações executadas nos cinco municípios supracitados ao longo de 2015. Em seguida conheceram as propostas de atividades a serem implementadas neste ano. O debate a respeito das ações de Educação Ambiental foi reforçado quando os participantes formaram grupos por município, ocasião em que cada um apresentou suas demandas.

A secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Jaqueline Juelg, também citou a formação dos grupos como ponto positivo do Seminário. “Os municípios sabem as suas prioridades com relação à Educação Ambiental, e na ocasião cada um discutiu a sua realidade, tornando o debate mais preciso. Outro item fundamental é o fato das ações previstas pelo Programa de Educação Ambiental da Usina integrarem capacitação e formação de multiplicadores, o que proporciona a continuidade de projetos na área”, disse ela.

A professora da Escola Estadual Papa João Paulo II, situada no município de Itaúba, Berenice Souza de Castro, afirmou que o Seminário e as ações propostas por meio dele vieram para somar com o que ela sempre acreditou a respeito do assunto. “Ministro aulas para o ensino médio e vejo o quanto é importante conscientizar os alunos a respeito do meio ambiente. Trabalhar com educação ambiental é uma forma de compreender e tratar com sabedoria o espaço em que vivemos”, afirmou a professora.

Na escola Crescer e Aprender, de Ipiranga do Norte, o empreendedorismo e a sustentabilidade vão caminhar juntos durante as ações de educação ambiental. É o que afirmou a coordenadora Michele Guerrieri ao citar o projeto de horta já em desenvolvimento na escola. “A ideia é que os alunos estejam cada vez mais engajados e este Programa da Usina vem para contribuir conosco”, afirmou.

Maurício Martins, diretor da MM Social, empresa contratada pela CES para executar o Programa de Educação Ambiental da UHE Sinop, disse que “o ponto forte do encontro foi a objetividade com que os participantes se engajaram com as propostas apresentadas e se empenharam em apresentar as suas prioridades. Isso fez com que o objetivo do evento fosse atingido”.

Segundo a diretora de Meio Ambiente da CES, Ana Brígida Cardoso, ainda neste mês de maio a equipe do Programa de Educação Ambiental irá reunir-se com os municípios para alinhamento das prioridades e elaboração de planejamento para cada localidade. “Gostaria de parabenizar os participantes do Seminário pelo envolvimento com a causa da Educação Ambiental. Principalmente pela importância que dão à capacitação e formação de agentes multiplicadores”, concluiu a diretora.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese