MONITORAMENTO – Peixes são marcados no rio Teles Pires

Aproximadamente 217 peixes, de várias espécies, foram marcados no rio Teles Pires. Esse trabalho permite estudar a população de peixes na área de influência da Sinop Energia

Equipes da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Campus Sinop, empresa parceira contratada pela Companhia Energética Sinop (CES), Concessionária da Sinop Energia, usina hidrelétrica, dão continuidade à Campanha de Monitoramento dos Peixes no rio Teles Pires. A atividade, que iniciou em setembro de 2014, é contínua e tem o objetivo de identificar as rotas migratórias de oito espécies de peixes e a classificação de importância dos principais sítios reprodutivos.

Após a captura dos peixes, ocorre a tomada de medidas, a pesagem, a marcação e a soltura dos indivíduos no rio. Curimatãs, aracus, matrinchãs, piraíbas, jaús, surubins e cacharas são as principais espécies monitoradas com os “Dart Tag e Floy Tag”, marcadores que contém informações referentes à pesquisa, como o número de identificação do peixe, nome do programa e número de contato para que o pescador comunique o Empreendimento.

De acordo com o coordenador dos Meios Físico e Biótico da Usina, Paulo César, a equipe da UFMT envolvida com a marcação foi preparada para desenvolver a atividade com segurança. “Realizamos um treinamento com os colaboradores onde foram repassadas informações desde a anatomia do peixe até a correta utilização das ferramentas de marcação. Nosso foco é garantir a segurança do peixe durante o monitoramento”, declarou.

O pescador Olair Rodrigues colaborou com o trabalho devolvendo o marcador para a equipe da UFMT com as informações solicitadas pelo Empreendimento. “Eu vi sobre os peixes na placa da Usina e quando capturei o cachará, antes de comer, pesei, anotei as informações e repassei para Usina. É uma satisfação contribuir com esse trabalho, além de ajudar na conservação dos peixes”, relatou.

Até o momento, aproximadamente 217 peixes já foram marcados em vários pontos do rio, sendo Barra do Rio Verde com Teles Pires, Lagoa Aguapé, Marina Teles Pires, Curupí e próximo à fazenda Missioneira. Cerca de 600 peixes serão monitorados pela campanha, antes, durante e após o enchimento do reservatório da UHE Sinop. Esse trabalho permite estudar a população dos peixes na área de influência da Sinop Energia.

Marcadores

Para a realização do monitoramento são utilizados dois tipos de marcadores simples, conhecidos como Dart Tag e Floy Tag, ambos feitos de plástico e bastante flexíveis, medindo entre quatro, sete e quinze centímetros aproximadamente. O primeiro na cor amarela e o segundo na cor verde, são facilmente identificados no momento da captura, por serem inseridos na parte do dorso (lombo/nadadeira) do peixe.

Como avisar

Se o pescador fisgar algum peixe marcado, pode contribuir com os estudos da Usina, garantindo a preservação das espécies. No momento da captura, deve coletar e compartilhar com o Empreendimento essas informações. A participação de todos é extremamente importante para a boa realização do trabalho.  Para isso, basta ligar no 0800 642 5009 e repassar as informações. O marcador também pode ser entregue no escritório do Empreendimento em Sinop, na Avenida das Sibipirunas, 3662, Setor Comercial.

 

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese