MUNICÍPIOS – Prefeituras conhecem Projeto Básico Ambiental

Documento trata sobre todas as ações que serão desenvolvidas na região antes, durante e após o término da construção da UHE Sinop

Gerente de Meio Ambiente da CES, Edson Nunes, apresenta PBA aos prefeitos

Gerente de Meio Ambiente da CES, Edson Nunes, apresenta PBA aos prefeitos (foto: Assessoria de Imprensa)

A semana passada foi de muito trabalho para a equipe técnica da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. É que desde terça-feira (18) foram realizadas reuniões com equipes de cinco prefeituras da região: Sinop, Sorriso, Cláudia, Ipiranga do Norte e Itaúba. O objetivo dos encontros, que terminaram na quinta-feira (20), foi repassar detalhes do Projeto Básico Ambiental (PBA), seus planos, programas e subprogramas.

O PBA trata sobre todas as ações que serão desenvolvidas na região antes, durante e após o término da construção da UHE Sinop. São informações que abrangem as áreas dos meios físico, biótico e socioeconômico, ou seja, programas que serão desenvolvidos em função da preservação das espécies (fauna e flora), estrutura física, transferência de famílias que serão envolvidas diretamente pela formação do reservatório da Usina, entre outros.

O PBA foi apresentado nesses cinco municípios porque parte de suas áreas serão abrangidas pela formação do reservatório da UHE Sinop. As informações do projeto também serão repassadas à representantes de associações, organizações, entre outras entidades envolvidas no processo.

“Estes encontros proporcionam um permanente relacionamento entre a CES e os grupos sociais envolvidos, de forma a permitir o acompanhamento e o desenvolvimento de todas as ações referidas ao Empreendimento, fortalecendo as estratégias de comunicação e transparência da UHE Sinop”, destacou o diretor de Fornecimento Eletromecânico, Meio Ambiente e Gestão, da CES, Severino Moraes.

A ação faz parte do Programa de Comunicação Social, onde o principal objetivo é estabelecer um processo permanente de diálogo entre a UHE Sinop e a sociedade, de forma a mantê-los informados sobre o andamento das ações que estão e estarão sendo realizadas no âmbito dos programas, bem como sobre o andamento das obras civis do Empreendimento.

UHE SINOP

Terá capacidade de gerar 400MW de energia elétrica, suficiente para abastecer mais de um milhão e meio de pessoas. Será implantada no Estado de Mato Grosso, no Rio Teles Pires, nos municípios de Cláudia e Itaúba. Seu reservatório abrangerá também áreas dos municípios de Sinop, Sorriso e Ipiranga do Norte.

Assessoria de Imprensa

EnglishFrenchPortuguese