ANEEL libera operação da segunda unidade geradora da Usina Hidrelétrica Sinop
Publicado em 24 de Outubro de 2019 às 09h 58minA Sinop Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, no rio Teles Pires, recebeu da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o documento que autoriza a operação comercial da Unidade Geradora (UG) 01. O despacho foi emitido nesta sexta-feira, 18 de outubro, pela Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração do órgão regulador, sob o nº 2.854, publicado no Diário Oficial da União.
Agora, com as duas turbinas funcionando, a UHE Sinop passa a fornecer ao Sistema Interligado Nacional, 401,88 MW de energia limpa, o suficiente para atender o consumo de 1,6 milhão de pessoas. Isso reflete que o Empreendimento finalizou mais um ciclo. A UG2, em operação desde 17 de setembro deste ano, recebeu a liberação da ANEEL no dia 16 do mesmo mês, sob despacho nº 2561.
Localizada a 70 quilômetros da cidade de Sinop, entre os municípios de Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda), a Usina Hidrelétrica Sinop, no rio Teles Pires, integra o Complexo Hidrelétrico Teles Pires, que conta ainda com a UHE São Manoel, UHE Colíder e UHE Teles Pires. O reservatório, formado em abril deste ano, abrange os municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso.
Com investimentos em torno de R$ 2,8 bilhões em ativos, a usina tem uma casa de força com duas turbinas/geradores Kaplan, com potência instalada de 200.94 MW, cada. Tem como acionistas o grupo francês EDF (51%), e as empresas do grupo Eletrobras, Chesf com 24,5% e Eletronorte com 24,5% de participação em seu capital social.
Assessoria de Comunicação