CANAL DE COMUNICAÇÃO - UHE Sinop implanta Centro de Informação Itinerante
Publicado em 30 de Agosto de 2017 às 15h 46minObjetivo é levar informações sobre a implantação do Empreendimento à comunidade escolar da área de influência
Equipe de Comunicação Social leva informações do Empreendimento aos alunos e professores de Sorriso (foto: Assessoria de Imprensa)
No final de 2015, a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop implantou mais um canal de comunicação: o Centro de Informação Itinerante (CII), uma ação do Programa de Comunicação Social do Empreendimento que visa levar informações atualizadas sobre as obras civis e programas socioambientais do Projeto Básico Ambiental (PBA). O público desta ação é formado por alunos, professores e colaboradores de escolas dos municípios da área de influência, sendo Cláudia, Ipiranga do Norte, Itaúba, Sinop e Sorriso.
O CII tem o objetivo de aproximar e promover a interação entre a comunidade escolar e o Empreendimento. Dessa forma, fomentar a participação direta do público das escolas em todas as atividades desenvolvidas, como exibição de vídeos, palestras e distribuição de materiais informativos e brindes educativos, conforme explica o gerente Socioambiental da Concessionária da Usina, a Companhia Energética Sinop (CES), José Centeno. “O Centro de Informação Itinerante da UHE Sinop leva informações atualizadas sobre o Empreendimento de forma diferenciada. Isso facilita o entendimento quanto ao trabalho que está sendo desenvolvido durante a implantação da Usina”.
Em novembro e dezembro do ano passado, cerca de 5,2 mil alunos de oito escolas receberam informações, além dos professores e demais colaboradores. Os temas abordados foram: obras civis; Subprograma de Limnologia e Qualidade da Água; e programas de Monitoramento e Conservação da Fauna Silvestre Terrestre, Aquática e Semiaquática; de Resgate da Flora; Coleta de Propágulos e Produção de Mudas; Resgate da Ictiofauna; Apoio aos Municípios; Educação Ambiental; Comunicação Social; e Saúde Pública.
Além de levar aos participantes, informações gerais sobre o PBA da Usina, outra atividade foi desenvolvida com foco principal em informar os alunos sobre algumas doenças. Neste caso, a equipe do Programa de Saúde Pública também integrou a ação, ministrando palestras sobre dengue, leishmaniose, malária, zika vírus, chikungunya e hanseníase. Na ocasião, a equipe enfatizou, principalmente, como prevenir essas doenças.
Para a professora Valéria Camilo, da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, de Ipiranga do Norte, um dos assuntos abordados que mais chamou atenção foi o resgate da ictiofauna. “São coisas que vivenciamos, a maioria das famílias mora em fazendas e os pais participam de pescarias. Acaba sendo uma troca de informações”.
A aluna Isadora Munhões Tavares, de oito anos, confirma o interesse. “Gostei muito das apresentações, em especial uma que fala dos peixes e a outra da dengue. No caso da dengue, por exemplo, aprendi que devemos tomar mais cuidado com água parada nos pneus”.
Em 2016, a UHE Sinop dará continuidade ao CII na área de influência da Usina. No total, 12 escolas serão visitadas pela equipe do Programa de Comunicação Social durante a ação.
Assessoria de Imprensa