CLIMA - Monitoramento de hora em hora

Publicado em 01 de Setembro de 2017 ás 17h 49min

UHE Sinop vai instalar estação meteorológica ainda este mês em local próximo ao canteiro de obras

foto: Assessoria de Imprensa

Com informações, CES poderá planejar a gestão ambiental no entorno do futuro reservatório (foto: Assessoria de Imprensa)

Para monitorar o clima nas áreas de abrangência do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, a Companhia Energética Sinop (CES) vai instalar ainda este mês uma estação meteorológica na área do canteiro de obras. O aparelho tem a finalidade de registrar as possíveis variações climatológicas como umidade relativa do ar, temperaturas máxima, média e mínima, pressão, volume de chuva, radiação solar e velocidade do vento.

Com esse volume de informações, a CES terá condições de planejar a gestão ambiental no entorno do futuro reservatório da UHE Sinop, que vai ter 337 km² (33,7 mil hectares) em seu Nível de Água (NA) Máximo Normal de 302 metros.

Para o coordenador do Meio Físico da CES, Ruy Alberto, esse trabalho é muito importante para a região, pois os dados gerados pela estação climatológica poderão ser consultados por qualquer pessoa interessada. “O aparelho vai mandar informações a cada uma hora a um servidor que vai estar disponível para a consulta pública. Essas informações podem beneficiar muitas pessoas da região, como os agricultores, por exemplo”, explicou, referindo-se ao monitoramento climático em benefício da agricultura.

A instalação dessa estação meteorológica atende ao Programa de Monitoramento do Clima que consta no Projeto Básico Ambiental (PBA).

Assessoria de Imprensa

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.