Com uso de Sonar, Sinop Energia reforça o monitoramento de peixes no rio Teles Pires
Publicado em 15 de Agosto de 2022 às 08h 10minO projeto é realizado em parceria com a Norte Energia, concessionária da UHE Belo Monte.
A operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop tem em suas práticas a integração com o Meio Ambiente e a manutenção de protocolos e monitoramentos que visam a sua preservação, em especial o meio aquático. Assim, a empresa segue atenta a sua principal fonte de matéria-prima: o rio Teles Pires.
“Uma das práticas, como estudo, é o monitoramento com o uso de sonar para visualização subaquática. Uma atividade que envolve tecnologia de ponta, com o objetivo de entender e avaliar o comportamento das diversas espécies de peixes na região da barragem. O trabalho vem sendo realizado pela equipe técnica da UHE Sinop e seus consultores especialistas”, explica André Vasques, gerente de Meio Ambiente.
A ação ocorre em parceria com a Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Belo Monte, que cedeu o uso do Sonar ARIS.
Vasques explica, ainda, que o uso de sonares para pesquisa sobre os peixes vem tornando-se uma ferramenta importante nos últimos anos e, isso se deve ao grande avanço tecnológico desses dispositivos na última década. Na UHE, permite observar e avaliar a abundância e o comportamento de peixes na área de influência, principalmente na sua jusante e próximo as estruturas da operação como canal de fuga e vertedouro.
“A avaliação de comunidades de peixes nas proximidades das usinas hidrelétricas com uso do sonar vem sendo realizada em várias usinas do país, tanto na Amazônia, quanto no sudeste brasileiro. Os resultados nessas usinas permitiram ajudar nas decisões da operação da usina para proteger os peixes e manter o meio ambiente aquático estável e seguro”, detalha.
ALÉM DO MONITORAMENTO, COM O SONAR É POSSÍVEL REALIZAR:
- Observação da operação da UHE com a vida aquática de uma região;
- Observação e contagem de peixes que entram nas tomadas d´água;
- Monitoramento e contagem da passagem de peixes em sistemas de transposição;
- Observação do comportamento de peixes em determinados momentos;
- Identificação de espécies e dimensões dos peixes;
- Observações e estudos de migração de peixes;
- Imageamento do trabalho da usina nos habitats; entre outros.
Fonte: Assessoria de Comunicação