MEIO AMBIENTE | UHE Sinop recebe atestado de conformidade contra incêndios florestais
Publicado em 03 de Outubro de 2022 às 14h 54minAlém do compromisso de gerar energia limpa e renovável, o monitoramento e o combate aos incêndios florestais também fazem parte da rotina da operação.
O Corpo de Bombeiros concedeu à Sinop Energia um atestado de conformidade contra incêndios florestais. O documento é válido por um ano e reconhece as boas práticas da empresa que administra a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop.
A corporação atestou que a companhia possui o Processo de Segurança Contra Incêndio Florestal (PSCIF), e atende aos termos do item 5, da Norma Técnica nº 48/2022, cujo objetivo é estabelecer as medidas de segurança contra incêndios florestais a serem dimensionadas em PSCIF nas áreas públicas e privadas de terra selvagem, tais como florestas, área de proteção ambiental, reflorestamento e unidade de conservação, atendendo às exigências da legislação de segurança contra incêndio e pânico do Estado do Mato Grosso.
“Proativamente, a Companhia já adotava os procedimentos de segurança contra incêndios florestais que estão previstos na NTCB nº 48/2022, antes mesmo da previsão legal. Por isso, a empresa conseguiu apresentar toda documentação necessária e estar em conformidade com a norma”, explica Israel Simas, advogado, membro do corpo jurídico da Sinop Energia.
“Além do compromisso de gerar energia limpa e renovável, o monitoramento e o combate aos incêndios florestais também fazem parte da rotina incansável da nossa operação. Somos uma empresa com uma visão 360 graus para a comunidade onde estamos inseridos. Nosso compromisso será sempre com a preservação e o desenvolvimento do nosso entorno. O atestado que recebemos é o reconhecimento deste empenho em prol do coletivo”, afirma Ricardo Padilha, diretor-presidente da Sinop Energia.
AÇÕES EM CURSO
Denitz Auler, coordenador de Meio Ambiente da Cia, explica que a empresa já realiza diversas práticas de prevenção aos incêndios, principalmente, no período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, além de diversas ações ao longo do ano de conscientização junto à população.
"A Sinop Energia realiza diariamente o monitoramento por satélite dos focos de calor nas proximidades da Área de Preservação Permanente (APP) da usina e comunica a população do entorno por meio de placas sinalizadoras. Além disso, a companhia construiu novos aceiros no entorno da APP, além de fazer a limpeza e a manutenção dos que já se encontram no local", detalha Denitz.
Os aceiros são faixas de terra onde a vegetação é retirada, formando barreiras naturais que evitam a passagem e a propagação do fogo em eventuais incêndios. Além disso, a empresa também conta com uma Brigada de Incêndio que atua em parceria com o Corpo de Bombeiros para combate ao fogo na APP. Inspeções presenciais e por meio de drones também são realizadas para monitoramento dos focos de calor.
Recentemente, a companhia lançou a Campanha de Prevenção e Combate a incêndios 2022, distribuindo material para orientar a população sobre os riscos da prática de queimadas em pontos estratégicos do entorno da UHE Sinop, além de alertar para o período proibitivo de queimadas que se iniciou no dia primeiro de julho, segundo o decreto nº 1.356.
Fonte: Assessoria de Comunicação