MUNICÍPIOS - Prefeituras conhecem Projeto Básico Ambiental
Publicado em 11 de Agosto de 2017 às 18h 02minDocumento trata sobre todas as ações que serão desenvolvidas na região antes, durante e após o término da construção da UHE Sinop
Gerente de Meio Ambiente da CES, Edson Nunes, apresenta PBA aos prefeitos (foto: Assessoria de Imprensa)
A semana passada foi de muito trabalho para a equipe técnica da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. É que desde terça-feira (18) foram realizadas reuniões com equipes de cinco prefeituras da região: Sinop, Sorriso, Cláudia, Ipiranga do Norte e Itaúba. O objetivo dos encontros, que terminaram na quinta-feira (20), foi repassar detalhes do Projeto Básico Ambiental (PBA), seus planos, programas e subprogramas.
O PBA trata sobre todas as ações que serão desenvolvidas na região antes, durante e após o término da construção da UHE Sinop. São informações que abrangem as áreas dos meios físico, biótico e socioeconômico, ou seja, programas que serão desenvolvidos em função da preservação das espécies (fauna e flora), estrutura física, transferência de famílias que serão envolvidas diretamente pela formação do reservatório da Usina, entre outros.
O PBA foi apresentado nesses cinco municípios porque parte de suas áreas serão abrangidas pela formação do reservatório da UHE Sinop. As informações do projeto também serão repassadas à representantes de associações, organizações, entre outras entidades envolvidas no processo.
“Estes encontros proporcionam um permanente relacionamento entre a CES e os grupos sociais envolvidos, de forma a permitir o acompanhamento e o desenvolvimento de todas as ações referidas ao Empreendimento, fortalecendo as estratégias de comunicação e transparência da UHE Sinop”, destacou o diretor de Fornecimento Eletromecânico, Meio Ambiente e Gestão, da CES, Severino Moraes.
A ação faz parte do Programa de Comunicação Social, onde o principal objetivo é estabelecer um processo permanente de diálogo entre a UHE Sinop e a sociedade, de forma a mantê-los informados sobre o andamento das ações que estão e estarão sendo realizadas no âmbito dos programas, bem como sobre o andamento das obras civis do Empreendimento.
UHE SINOP
Terá capacidade de gerar 400MW de energia elétrica, suficiente para abastecer mais de um milhão e meio de pessoas. Será implantada no Estado de Mato Grosso, no Rio Teles Pires, nos municípios de Cláudia e Itaúba. Seu reservatório abrangerá também áreas dos municípios de Sinop, Sorriso e Ipiranga do Norte.
Assessoria de Imprensa