PARCERIA - Projeto de Produção de Hortifrúti começa a dar resultados nos assentamentos da área de influência da UHE Sinop
Publicado em 10 de Agosto de 2017 às 22h 11minO projeto atende cerca de 88 famílias dos assentamentos Wesley Manoel dos Santos, em Sinop, e 12 de Outubro, em Cláudia, por meio de parceria entre a CES e o Sebrae
As famílias aumentaram a variedade de produção de frutas, legumes e hortaliças, aumentando a renda também (foto: Assessoria de Imprensa)
Uma parceria que deu certo e já começa a dar bons frutos. O Projeto de Produção de Hortifrúti oferecido pela Concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, a Companhia Energética Sinop (CES), por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aos assentamentos da área de influência do Empreendimento (Wesley Manoel dos Santos e 12 de Outubro), tem apresentado bons resultados desde seu lançamento, em agosto de 2016. São várias espécies de frutas, legumes e hortaliças que vão ganhando espaço na horta e na mesa de 88 famílias participantes do Projeto.
Seis meses depois, um novo avanço foi registrado com o início da comercialização dos produtos assistidos pelo Sebrae e um aumento significativo na produção, como relata o pequeno produtor do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) 12 de Outubro, em Cláudia, José Mario dos Santos, “As orientações que estamos recebendo nas capacitações e consultorias estão ajudando muito. Não imaginava que uma simples adubação, da forma correta, fazia toda a diferença. Até a qualidade dos meus produtos melhorou e já estou comercializando tudo. Tenho até mais opções de mercadorias”, declarou.
O projeto utiliza metodologias como atividades teóricas e práticas e ainda ações voltadas ao fomento do empreendedorismo no campo, baseado na gestão integrada das propriedades rurais, fortalecimento do setor produtivo e capacitação dos pequenos produtores. O acompanhamento, por parte dos técnicos, continua até hoje e se estende durante todas as fases do projeto, 24 meses. As famílias estão tendo a oportunidade de ter um contato maior com a gestão da propriedade, associativismo, orientações na administração e formação de agroindústrias.
Segundo o coordenador de Remanejamento da CES, Anderson Imolesi, o objetivo principal do trabalho é apoiar a produção rural e a geração de renda no campo. “Estamos contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar. Hoje, com essa parceria e o acompanhamento técnico constante, como pode ser visto pela satisfação das famílias, já recebemos resultados positivos. Consequentemente haverá uma melhora na renda e na qualidade da alimentação familiar”, relata Anderson.
Ainda segundo Imolesi, as famílias podem utilizar parte do que vão receber da indenização, referente à área interferida pela UHE Sinop, e aplicar em projetos de geração de renda. “Com o início das indenizações, as famílias, que até o momento não possuíam disponibilidade de linhas de crédito, poderão aplicar esses recursos de forma planejada para obter maior produção aumentando a renda da família”, complementa.
Uma linha de trabalho, das duas adotadas pelo programa, é o Fomento da Produção de Frutas, Legumes e Hortaliças que engloba as etapas de planejamento, seleção de cultivares, tratos culturais, controle de pragas e doenças, colheita, pós-colheita e comercialização. Lotes modelos estão sendo criados, nos assentamentos, para a realização de atividades em campo com os participantes do programa, como transferência de tecnologias de produção e organização para comercialização dos produtos. Todo o trabalho é resultado do diagnóstico de campo realizado em 2015, pelo Sebrae, para levantamento de expectativas nos assentamentos da área de influência da UHE Sinop.
Assessoria de Imprensa