Representantes da Defesa Civil inspecionam o plano de ação de emergência da UHE Sinop
Publicado em 04 de Setembro de 2024 às 11h 01minAção preventiva é considerada em pleno funcionamento pelos órgãos fiscalizadores
Recentemente, a Sinop Energia recebeu, para visita periódica, representantes da Defesa Civil de Mato Grosso. O objetivo foi acompanhar o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, considerado em total operação pelos órgãos fiscalizadores competentes.
Ainda este ano, o empreendimento foi aprovado na Campanha de Fiscalização de Segurança de Barragem pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager/MT), que atestou o pleno funcionamento e segurança das instalações da usina.
O Plano de Ação de Emergência é uma ação preventiva, prevista no Plano de Segurança de Barragens (PSB), que atende à Lei Federal 14.066/2020. Estabelece as ações a serem executadas pelo empreendedor da barragem, em caso de emergência, bem como identifica as entidades a serem notificadas dessa ocorrência.
Os sargentos João Keney da Silva Felisberto, Hector Lopes de Oliveira, Maxwilly Valberts da Silva representaram a Defesa Civil. Durante a visita, a Sinop Energia apresentou algumas iniciativas executadas pela empresa destacadas no PAE, entre elas: a caracterização das zonas de autossalvamento (ZAS) potencialmente afetadas no caso de rompimento da barragem; a instalação de sirenes nas ZAS; a estrutura de coordenação do PAE com a participação das defesas civis municipais; os sistemas de aviso à população; a sala de emergência; os simulados juntos aos órgãos municipais e estaduais.
“A visita da Defesa Civil reforça o compromisso da Sinop Energia em manter um diálogo aberto e transparente com os órgãos governamentais e com a comunidade, buscando sempre aprimorar os seus processos e garantir a segurança de todos”, afirmou Ramon Carvalho, diretor-presidente da Sinop Energia.
Fonte: Assessoria de Comunicação