SETEMBRO AMARELO: Sinop Energia promove palestra sobre saúde mental
Publicado em 27 de Setembro de 2024 às 10h 38minEmpresa reuniu funcionários para ação de encerramento da campanha Setembro Amarelo
O mês de setembro é marcado pela cor amarela em função da campanha nacional de conscientização e prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”. Para reafirmar o compromisso com a valorização da saúde mental e o bem-estar dos funcionários, a Sinop Energia, responsável por administrar a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, promoveu esta semana palestras lideradas pela psicóloga Bruna Gouveia (CRP – 18/05557), para as equipes que atuam no escritório sede e na UHE Sinop. Os eventos marcaram o encerramento das ações da empresa para reforçar a campanha.
Com a temática “Você não está só: Pedir ajuda é um ato de coragem, oferecer ajuda pode salvar vidas”, a psicóloga abordou alguns índices da atualidade relacionados ao assunto. Além disso, ela trouxe exemplos da vida real de pessoas que aparentam ser felizes e bem-sucedidas, mas enfrentam outra realidade, com sérias crises emocionais.
“É preciso falar sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. Mas não apenas em setembro e, sim, o ano inteiro. O silêncio prejudica e precisamos desfazer o estigma que ainda envolve o tema, oferecendo apoio e informação a quem precisa. Quando acolhemos, escutamos e entendemos o sofrimento do outro, abrimos caminhos de esperança para a vida. Nunca sabemos quem está sofrendo. Essa pessoa pode estar ao nosso lado, sem nos darmos conta”, afirmou Regiane Marquez, coordenador de Recursos Humanos da Sinop Energia.
No início da campanha Setembro Amarelo, a Sinop Energia lançou um vídeo nas redes sociais da empresa, para alertar e conscientizar pessoas sobre os cuidados com o estado emocional. A empresa realiza periodicamente rodas de conversa lideradas por psicólogas com os funcionários, a fim de quebrar tabus, a partir de temas relacionados ao bem-estar e à importância da saúde mental.
Sobre Setembro Amarelo
A campanha “Setembro Amarelo”, ou “Yellow Ribbon” (Laço Amarelo), como é conhecido ao redor do mundo, é um movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que começou nos Estados Unidos, após o jovem Mike Emme cometer suicídio em 1994. O jovem de 17 anos restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Seus parentes e amigos não perceberam os problemas emocionais que Mike tinha, e não conseguiram evitar sua morte.
De acordo com a última pesquisa realizada pela OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estão relacionados a doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. No site da campanha “Setembro Amarelo”, está disponível uma lista de médicos psiquiatras por região brasileira. Para buscar um profissional, acesse: Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio - Brasil.
Fonte: Assessoria de Comunicação