Sinop Energia participa de 2º Workshop sobre P&D inédito na América do Sul
Publicado em 17 de Maio de 2024 às 09h 30minEvento em Itajubá (MG) reuniu entidades nacionais e internacionais para estudar peixes da região neotropical do país
A Sinop Energia marcou presença no 2º Workshop com especialistas e responsáveis pelo projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) que construirá um laboratório móvel para estudar peixes da região neotropical onde está localizada a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Trata-se de iniciativa inédita na América do Sul, com investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, e será desenvolvido pela empresa em parceria com o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ), a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), e HVEX (startup do setor de energia).
O encontro foi realizado em Itajubá (MG) e contou com a participação dos colaboradores Bruno Macedo, Controller Administrativo e Suprimentos, e Juliano Mafra Neves, Coordenador do Meio Físico e Biótico.
A previsão de duração do P&D é de 36 meses, a contar do mês de março deste ano, quando os estudos começaram. “A realização deste 2º Workshop foi fundamental para manter a integração entre as diversas equipes envolvidas, bem como a atualização das etapas do projeto e avaliação de novas soluções, dando continuidade à confecção de um laboratório modular”, destacou Bruno Macedo.
Este P&D é inovador e está sendo feito com todo o rigor e os parâmetros científicos exigidos. Através dele será possível obter dados referentes às espécies locais, imprescindíveis na orientação das formas de atuação mais adequadas no Rio Teles Pires.
Neste projeto, por exemplo, as variáveis sobre a saturação gasosa nos peixes da região são testadas por uma equipe multidisciplinar, sendo uma atividade fundamental para a preservação dos recursos hídricos e do gerenciamento do meio ambiente na região onde fica a Usina. Diante deste cenário, Juliano Mafra reforça ainda que “a troca de conhecimento envolvendo especialistas estratégicos nacionais e internacionais é essencial para o sucesso de todo o processo”.
Fonte: Assessoria de Comunicação