Sinop Energia participa de reunião técnica sobre sementes de espécies nativas de MT
Publicado em 28 de Outubro de 2022 às 15h 35minO evento foi promovido pela Embrapa e empreendedores ecológicos Ecoarts Amazônia.
Nos dias 25 e 26 de outubro, funcionários da Sinop Energia participaram da 1ª Reunião Técnica Mato-grossense sobre Pesquisas em Sementes de Espécies Nativas. O encontro, promovido pela Embrapa Agrossilvipastoril e pelos empreendedores ecológicos Ecoarts Amazônia, buscou a troca de conhecimentos entre os técnicos e pesquisadores que atuam na pesquisa e manejo de sementes nativas.
A Sinop Energia adquiri as sementes para utilização no programa de recuperação das áreas degradadas da Rede de Sementes do Portal da Amazônia, o que contribui para a cadeia produtiva de sementes nativas e com a agricultura familiar da região norte do MT.
Dênitz Auler, coordenador de Meio Ambiente da Sinop Energia explica que essa troca é fundamental para ampliar o conhecimento e melhorar o trabalho desenvolvido pela Cia.
"Um evento importante para nós, que utilizamos sementes na nossa recuperação ambiental e conhecemos as dificuldades da operação de campo e pudemos contribuir com opiniões para as melhorias e aprender mais com a comunidade científica."
Segundo Ingo Isernhagen, pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, “o foco do evento é nas sementes nativas do estado de Mato Grosso, com vistas à construção de uma agenda comum de pesquisa e a promoção de conhecimentos científicos que auxiliem a promoção de políticas públicas de fomento à cadeia produtiva de sementes e mudas nativas”.
Além do coordenador Dênitz Auler, participaram do encontro Paula Aliberti, Engenheira Florestal, Darlan Ferreira, Analista de Meio Ambiente e Fábio Henrique Pinto, Encarregado de campo da BRF Brasil Florestal, empresa contratada do PRAD.
ALGUMAS EMPRESAS E ENTIDADES PARTICIPANTES
Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Agrobiologia, Comitê Técnico de Sementes Florestais, MAPA (Coordenação Geral de Sementes e Mudas), Unemat (Cáceres, Nova Xavantina e Alta Floresta), Comissão de Sementes e Mudas do Estado de MT, UFMT (Cuiabá e Sinop), IFMT Diamantino, Sementes do Xingú, Portal de Sementes, Sec. de Meio Ambiente de Sinop e Marcelândia e Floresta Urbana foram algumas das instituições presentes.
Fonte: Assessoria de Comunicação, com informações da