Sinop Energia promove palestra e treinamento sobre cibersegurança aos colaboradores
Publicado em 05 de Agosto de 2022 às 10h 28minNa manhã desta sexta-feira (05), foi realizada no escritório sede da Sinop Energia, uma palestra contra Ataques Cibernéticos. Em parceria com a área de TI EDF Norte Fluminense, o bate-papo buscou promover na empresa a sensibilização sobre a proteção de dados e segurança da informação aos colaboradores e mostrar, por meio de um breve treinamento, as iniciativas de prevenção com um passo a passo de como se proteger.
"Tema mais que importante! A partir da palestra ministrada pela equipe, foi possível reforçar as necessidades de segurança dos dados da Cia., bem como alertar sobre as fragilidades que estamos expostos em nossa vida privada e gente agradece por essa oportunidade”, detalha Vera Rett, diretora Administrativa e Financeira da Sinop Energia.
Segundo o gerente em TI da EDF Brasil, Igor Souza, de modo geral, a informação sobre cibersegurança é baixa, e a conscientização sobre o tema é indispensável para proteger dados de empresas e pessoas.
“Esse intercâmbio entre as empresas nos faz muito feliz. Poder compartilhar um pouco do nosso conhecimento e as práticas de cibersegurança que aplicamos na EDF é uma boa oportunidade para conscientizar e informar os colaboradores, estabelecermos de modo rotineiro essa parceria”, explica Souza.
Além de aproximadamente 30 colaboradores da Sinop Energia, participaram da EDF Brasil, Igor Souza, gerente de TI da EDF Brasil, Leonardo Teixeira, especialista em TI/Projeto Marlin Azul, Renato Esnarriaga, especialista em Redes, Jorny Lima, especialista em Segurança e Caio Silva, coordenador de Infraestrutura.
DICAS PARA SE PROTEGER DE ATAQUES CIBERNÉTICOS
- Desenvolva um Programa de Segurança da Informação
Tendo como centro a área de TI, o programa deve contar com políticas internas e externas para uso de dados, sigilo de documentos, utilização de dispositivos com diferentes níveis, diretrizes para o comportamento de colaboradores ao utilizar sistemas e dispositivos da organização, entre outras normas que englobem toda a cadeia produtiva.
- Invista em plataformas tecnológicas que protejam os dados e simulem ataques cibernéticos
Essas plataformas ajudam a mapear as falhas e proteger portas de entrada dos invasores de maneira mais rápida e efetiva. Além disso, verifique com atenção as rotinas de backup automático, medidas de prevenção à perda de dados, firewall, proteção de privacidade e outras funcionalidades.
- Previna-se contra o vazamento de dados
Processos bem estruturados relacionados à gestão de riscos e incidentes, aliados ao desenvolvimento seguro e monitoramento contínuo dos dados, são fatores-chave de sucesso na segurança cibernética.
- Prepare-se para ataques que sequestram dados (Ransomware)
Esse tipo de ataque é realizado de maneira automatizada, de forma a acessar os sistemas da organização por meio de falhas de segurança e então encriptar os dados encontrados.
- Forneça treinamentos periódicos para os colaboradores
A coordenação entre melhores ferramentas e softwares, processos consistentes e colaboradores bem treinados para agir em momentos de estresse é fundamental para o sucesso da organização frente aos desafios cibernéticos. Nos treinamentos, além de capacitar sobre como agir durante e após um ataque cibernético, é essencial abordar métodos e táticas de prevenção.
- Dissemine a cultura de gestão de riscos e continuidade dos negócios
Treinamentos constantes, diretrizes e políticas bem estabelecidas, abertura a questionamentos e novos modelos de trabalho são alguns dos fatores que reforçam a cultura de gestão de riscos e a continuidade dos negócios em uma organização. Questões como falhas internas, falta de orientação e negligências podem ser minimizadas.
Fonte: ABEINFO
Fonte: Assessoria de Comunicação