Sinop Energia promove treinamento de Inteligência Comportamental aos funcionários
Publicado em 20 de Setembro de 2024 às 17h 42minWorkshop realizado pela empresa procura desenvolver habilidades para melhorar resultados entre equipes no ambiente corporativo
A Sinop Energia promoveu, nesta sexta-feira (20), o Workshop Inteligência Comportamental, com o objetivo de aprimorar as capacidades comportamentais e alcançar melhores resultados entre as equipes no ambiente corporativo.
Liderado pela especialista em Gestão de Organizações, Tiego Vieira, o encontro teve foco no desenvolvimento de habilidades para o ambiente profissional moderno, a partir de quatro pilares principais: autoconhecimento e autogestão; comunicação assertiva e escuta ativa; flexibilidade cognitiva; empatia e colaboração.
“É importante que profissionais abram cada vez mais os horizontes para o estudo comportamental. Com este tipo de mapeamento, líderes conseguem entender qual o melhor caminho para gerir integrantes da equipe, considerando suas respectivas características. Além disso, processos seletivos são mais assertivos, com menor índice de turnover e demissões, mais chances de atração e retenção, além de se tornarem mais inclusivos e diversos, uma vez que são pautados na essência da pessoa em relação ao cargo. O método proporciona alegria ao profissional no dia a dia e, consequentemente, amplia a produtividade. Pessoas felizes rendem mais”, comentou Tiego
O mapeamento comportamental é feito a partir da realização do teste “DISC” (Dominância, Influência, estabilidade e Conformidade), responsável por medir características comportamentais e trazer panorama mais denso sobre aspectos pessoais. O resultado é o autoconhecimento, que contribui para o reconhecimento de forças e limitações, além de uma gestão mais eficiente de emoções e ações. A comunicação, por exemplo, tem papel fundamental neste processo e é a chave de qualquer relação.
“É importante receber a informação e ouvir com atenção. Afinal, a comunicação só se dá com um emissor e um receptor da mensagem. A comunicação assertiva e a escuta ativa são primordiais para o trabalho otimizado, com equipes em sintonia. Através de técnicas específicas é possível melhorar o diálogo e a troca de ideias de forma construtiva e eficaz”, afirma, ainda, Tiego.
Os funcionários da Sinop Energia também aprenderam sobre Flexibilidade Cognitiva, a famosa “resiliência”, tão comentada nos tópicos de Gestão Comportamental. Trata-se da habilidade para se adaptar a novas situações, ao identificar desafios como oportunidades para o crescimento pessoal ou profissional.
“A equipe refletiu ainda sobre Empatia e Colaboração, essenciais para criar um ambiente propício ao trabalho em equipe e o desenvolvimento de relações profissionais saudáveis. A Sinop Energia aposta nestas habilidades para consolidar um local de diálogo e respeito, e continua a investir permanentemente no bem-estar do seu time”, encerrou Regiane Marquez, coordenadora de Recursos Humanos da empresa.
Fonte: Assessoria de Comunicação