Sinop Energia realiza ação de conscientização sobre a campanha Outubro Rosa
Publicado em 01 de Outubro de 2024 às 15h 17minBonés e camisetas são distribuídos aos funcionários para lembrar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
A Sinop Energia iniciou, nesta terça-feira (1/10), uma série de ações para promover o movimento “Outubro Rosa”, ao longo deste mês. A empresa, responsável pela administração da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, começou o dia com a distribuição de bonés e camisetas, da Rede Feminina De Combate ao Câncer De Sinop (REFECCS), aos funcionários da sede e do escritório.
A campanha tem como principal objetivo alertar e conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Este é um assunto delicado de ser abordado. Ainda existe um tabu na nossa sociedade para que mulheres falem abertamente a respeito. Por isso, é fundamental que todos se conscientizem do quanto a prevenção e a realização de exames de saúde regularmente são essenciais. Descobrir cedo um problema de saúde, pode salvar uma vida”, comenta Regiane Marquez, coordenadora de Recursos Humanos da Sinop Energia.
Neste mês, empresas, instituições e organizações de todas as partes do mundo aumentam ações educativas e preventivas sobre a doença.
“A Sinop Energia faz questão de se engajar no movimento e anualmente realiza ações de conscientização para os funcionários. Desta forma, a empresa dissemina conhecimento e reafirma a sua preocupação com a saúde e bem-estar de toda equipe”, explica Sergio Aguiar, diretor administrativo e financeiro da empresa.
Sobre o Outubro Rosa
É um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data celebrada anualmente tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
No Brasil, apenas em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama – Outubro Rosa, período em que devem ser desenvolvidas atividades como: iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; promoção de palestras, eventos e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, etc. Já o Instituto Nacional de Câncer (INCA), participa do movimento desde 2010, e promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o assunto, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre proteção e detecção precoce deste tipo de câncer.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, a estimativa foi de 73.610 em 2024, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Apenas cerca de 1% dos casos ocorrem em homens. Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres brasileiras, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas. Em caso destes sinais, recomenda-se procurar um médico imediatamente para um diagnóstico correto.
Fonte: Assessoria de Comunicação