Sinop Energia realiza marcação e monitoramento de peixes no rio Teles Pires
Publicado em 27 de Fevereiro de 2025 às 14h 29min
A iniciativa utiliza tags para acompanhar os peixes e garantir a preservação da fauna aquática
A Sinop Energia, empresa que administra a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, tem investido em tecnologia para realizar o monitoramento da fauna aquática, com foco nos peixes. A iniciativa utiliza tags (PIT tag) para acompanhar os peixes em seus habitats naturais, fornecendo dados importantes para a preservação das espécies e do ecossistema.
O projeto é um exemplo de compromisso da empresa com a sustentabilidade e com a preservação da biodiversidade. Ao investir em tecnologia de ponta e em estudos científicos, a empresa garante que a geração de energia hidrelétrica seja realizada de forma responsável, minimizando os impactos sobre o meio ambiente.
COMO FUNCIONA O MONITORAMENTO COM TAGS
Os PIT tag são pequenos dispositivos eletrônicos que são implantados nos peixes, permitindo o acompanhamento de seus movimentos, hábitos e localização. Os dados coletados pelos PIT tags são transmitidos para uma estação de monitoramento, onde são analisados por biólogos e outros especialistas.
“O monitoramento com tags é uma ferramenta fundamental para a gestão da fauna aquática, pois permite identificar as áreas de maior importância para os peixes, os períodos de reprodução e migração, e os impactos da atividade humana sobre o ecossistema. Com base nessas informações, é possível implementar medidas de proteção e conservação das espécies, garantindo a sua sobrevivência a longo prazo”, explica Juliano Mafra, coordenado de Meio Físico e Biótico da Sinop Energia.
A MARCAÇÃO
Para a realização do monitoramento são utilizados dois tipos de marcadores, conhecidos como T-bar e PIT tag. O primeiro na cor amarela são marcas externas, comumente utilizadas para a marcação de grandes quantidades de peixes em curtos espaços de tempo, são facilmente identificados no momento da captura, por serem inseridos na parte do dorso (lombo/nadadeira) do peixe. O Segundo é pequeno, de fácil implante, podendo ser programadas com um número quase infinito de códigos individuais e apresentam vida útil indeterminada, uma vez que não possui bateria, sendo ideais para avaliação e monitoramento de sistemas de transposição de peixes
As informações obtidas permitem que a empresa e outros órgãos competentes implementem medidas de proteção e conservação das espécies, como a criação de áreas de proteção integral, a construção de passagens para peixes e a realização de estudos sobre os impactos da hidrelétrica sobre o ecossistema.
RESULTADOS DA MARCAÇÃO DE PEIXES:
- Identificação das espécies de peixes que habitam o rio Teles Pires;
- Mapeamento dos hábitos alimentares e reprodutivos dos peixes;
- Identificação das áreas de maior importância para a sobrevivência dos peixes;
- Avaliação dos impactos da hidrelétrica sobre a fauna aquática;
- Implementação de medidas de proteção e conservação das espécies.
COMO AVISAR
Se o pescador fisgar algum peixe marcado, pode contribuir com os estudos da Usina, garantindo a preservação das espécies. No momento da captura, deve coletar e compartilhar com a empresa essas informações. A participação de todos é extremamente importante para a boa realização do trabalho. Para isso, basta ligar no 3520-9500 e repassar as informações. Quem encontrar será premiado pela Cia com itens de pesca. O marcador também pode ser entregue no escritório da Sinop Energia, na Av. dos Flamboyants, 684.
Lembrando que a pesca para algumas espécies está proibida em Mato Grosso. A marcação é realizada em todas as espécies presentes no lago da UHE Sinop.
Fonte: Assessoria de Comunicação