UHE Sinop completa três anos de operação comercial
Publicado em 19 de Setembro de 2022 às 07h 31minEmpreendimento gera energia limpa e renovável para todo o país desde 2019, bem como promove o desenvolvimento socioeconômico local.
A Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop comemora, neste neste mês de setembro, a marca de três anos de operação comercial. A usina, cujas turbinas entraram em operação comercial em 2019, leva energia para todo o Brasil por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN), além de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico local.
O ano de 2022 foi de conquistas para a UHE Sinop. O empreendimento alcançou excelentes números como, dois recordes de geração, chegando a 270,2 GWh/mês; cerca de 16 mil horas de geração de energia; pagamento de aproximadamente R$ 7,5 milhões em royalties da água para aplicação das prefeituras na viabilização de serviços públicos e quase 900 dias sem acidentes de trabalho.
“Nos orgulhamos muito das marcas que a UHE Sinop conquistou em pouco tempo. Os resultados são reflexo do trabalho de excelência que a equipe da Sinop Energia desempenha diariamente para levar energia para o país. Nosso foco agora é continuar trabalhando para manter nossa operação segura, eficiente e responsável”, afirma o diretor presidente da empresa, Ricardo Padilha.
A diretora Administrativa Financeira e Relações com Investidores, Vera Rett, conta que o empreendimento também vem trazendo uma série de benefícios para a sociedade desde que a usina começou a ser construída. “A UHE Sinop vai muito além da geração de energia. Buscamos atuar como agentes transformadores nos municípios vizinhos à usina. Ao longo desses anos, o trabalho realizado em campo permitiu o pagamento de mais de 12 milhões em royalties da água à esfera pública, por exemplo, que são aplicados individualmente pelas prefeituras no desenvolvimento socioeconômico local”, complementa.
Números da UHE Sinop:
-
Dimensão do reservatório: 342 km2
-
Potência instalada: 401,88 MW
-
2 turbinas Kaplan
-
Custos do projeto: R$ 3,6 bilhões
-
Início da operação comercial da 2ª unidade geradora: 17/9/19
-
Início da operação comercial da 1ª unidade geradora: 19/10/19
-
Mão-de-obra: 2.755 (set/2017)
-
Meio Ambiente: 41 projetos socioambientais
Fonte: Assessoria de Comunicação