UHE Sinop conquista recorde na geração de energia

Publicado em 02 de Fevereiro de 2022 ás 08h 13min

O empreendimento registrou em janeiro a maior marca desde o início da operação, em 2019

O ano mal começou e janeiro já rendeu conquistas inéditas à Sinop Energia. A empresa responsável pela operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop alcançou novo recorde de geração de energia elétrica, atingindo 252.791,44 MWh. Esta é a primeira vez que a companhia chega a este patamar desde o início da operação comercial do empreendimento, em 2019.

Mesmo com uma das piores crises hídricas dos últimos 91 anos, a operação da usina contribuiu com o objetivo de levar energia limpa e renovável para todo o país por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN). O recorde anterior foi registrado em março de 2021, com 226.604,66 MWh. A marca atual representa um aumento de quase 12% em comparação ao ano passado.

Os recursos da usina hidrelétrica também se convertem em investimentos aos municípios próximos ao empreendimento e demais órgãos públicos contemplados, como a Agência Nacional de Águas (ANA), o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e os Ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia, visto que o pagamento dos royalties da água está ligado à produção de energia.

Os valores pagos são calculados proporcionalmente à geração mensal da usina. Sinop, Cláudia, Itaúba, Sorriso e Ipiranga do Norte são beneficiados pela compensação efetuada aos cofres destas cidades e cada localidade tem autonomia para aplicar e destinar a quantia recebida, podendo priorizar as demandas da população e o desenvolvimento econômico e social local.

O recorde atingido pela Sinop Energia ocorreu logo no início do período de chuvas - que vai de dezembro a maio -, o que aumenta a confiança da empresa para 2022. “O ano de 2021 foi desafiador e preocupante para o setor de energia por conta da crise hídrica, uma das piores dos últimos 91 anos. Bater o recorde logo no início do período úmido só nos deixa ainda mais otimistas para este ano e confiantes que 2022 será de conquistas positivas para a empresa e, consequentemente, para a população”, afirma Ricardo Padilha, diretor-presidente da Sinop Energia.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.