UHE Sinop está entre os cinco destinos recomendados pela Decolar.com para visitação no país
Publicado em 24 de Outubro de 2023 às 14h 21minLista da Decolar reúne lugares com geração de energias renováveis a serem visitados
O Dia Mundial da Economia de Energia é comemorado em 21 de outubro. Para celebrar a data, a Decolar, renomada agência de viagens no Brasil, divulgou uma lista com sugestões de destinos nacionais com práticas de conservação ambiental a serem visitados, entre eles a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop.
"Os viajantes ainda podem participar do programa de visitação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, localizada no Rio Teles Pires, que permite acompanhar de perto o funcionamento de uma usina hidrelétrica. Para participar é necessário ter idade superior a 14 anos e agendar a visita com antecedência", explica o texto da lista de sugestões.
O empreendimento fica localizado no norte do Mato Grosso, entre os municípios de Sinop e Itaúba, gera energia limpa e renovável para todo Brasil e contribui com o desenvolvimento socioeconômico de cinco municípios do entorno.
“É gratificante saber que o acolhimento aos moradores e visitantes realizados pela UHE Sinop está se expandindo e é reconhecido como referência de lazer e turismo. O empreendimento está de portas abertas para receber todos que quiserem conhecer nosso importante trabalho de contribuir com a segurança energética e gerar energia limpa para o país”, celebra Carlos Boscaini Jr, diretor-presidente da Sinop Energia.
Sobre o programa de visitas da UHE Sinop
O programa de visitas à UHE Sinop é realizado de acordo com três tipos de roteiros disponíveis considerando níveis técnicos, sendo classificados em:
- Visita Técnica (alunos de cursos técnicos, graduação e pós-graduação);
- Visita não técnica (alunos de ensino médio a partir de 15 anos); e
- Visita não técnica (demais grupos não caracterizados como visita técnica e ensino médio).
Para segurança de todos, serão fornecidos equipamentos de proteção individual higienizados, como capacete, óculos de proteção incolor, protetor auricular.
Aqueles que quiserem conhecer a UHE Sinop e tiverem idade superior a 14 anos, podem realizar o agendamento com o empreendimento por meio dos canais:
- E-mail: comunicacao.institucional@sinopenergia.com.br
- Telefone: (66) 3520-9500
- WhatsApp: (66) 9 9680-2421
Confira a lista com indicações de destinos na íntegra:
Foz do Iguaçu (PR)
O destino é reconhecido por seus inúmeros recursos naturais, biodiversidade e belas paisagens, recebendo anualmente uma média de mais de um milhão de turistas, segundo o Ministério do Turismo. Uma importante unidade de conservação da região é o Parque Nacional do Iguaçu (PARNA Iguaçu), considerado patrimônio natural da humanidade. No local estão localizadas as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das 7 novas maravilhas da natureza, e a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, que além de uma das 7 maravilhas da engenharia moderna, é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Quem visita Foz ainda pode aproveitar diversas opções de ecoturismo, e realizar passeios nos países vizinhos, Paraguai e Argentina.
Itaúba (MT)
A cidade de Itaúba, localizada no estado de Mato Grosso, é rica em paisagens, piscinas naturais e pontos turísticos. O principal deles é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, onde é possível apreciar cachoeiras, trilhas, formações rochosas, praias fluviais, além de observação de aves, ecoturismo, esportes aquáticos e de aventura. Os viajantes ainda podem participar do programa de visitação da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, localizada no Rio Teles Pires, que permite acompanhar de perto o funcionamento de uma usina hidrelétrica. Para participar é necessário ter idade superior a 14 anos e agendar a visita com antecedência.
Ilha Solteira (SP)
Outro destino para quem busca contato com a natureza e biodiversidade, unindo lazer e sustentabilidade, é Ilha Solteira, no estado de São Paulo. Localizada na divisa com Mato Grosso do Sul, a cidade é banhada pelo rio Paraná, onde os viajantes podem aproveitar diversas atividades como a praia de água doce, o Zoológico e Centro de Conservação da Fauna Silvestre, além de passeios de barco, caiaque e outros esportes náuticos. O município surgiu a partir da construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, já que parte dos trabalhadores decidiram permanecer no local. A visitação da usina é permitida para pessoas a partir de 7 anos.
Altamira (PA)
O nordeste brasileiro contempla uma vasta riqueza de belezas naturais, como praias, rios, cachoeiras, dunas e florestas. No Norte no estado do Pará, próximo a cidade de Altamira, o rio Xingu é também usado como força motriz pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte na geração de energia, considerada a maior usina hidrelétrica 100% brasileira. A usina realiza tours guiados, permitindo aos visitantes conhecerem na prática como funciona o uso dos recursos hídricos na geração de energia limpa e renovável. É permitida a visita de crianças a partir de 10 anos de idade e o trajeto pelo complexo é realizado exclusivamente nos veículos do Programa de Visitas Conheça Belo Monte. É necessário agendar o passeio com antecedência.
Osório (RS)
Na cidade de Osório, no Rio Grande do Sul, está localizado o Complexo Eólico Osório, que possui um Centro de Visitação e Difusão de Informações aberto ao público. O local visa divulgar sua tecnologia empregada na geração de energia renovável, a preservação do meio ambiente, e o potencial turístico do município. O espaço de convivência social é referência de ecologia e turismo do litoral do estado. Também é necessário agendamento prévio.
Fonte: https://jcce.com.br/decolar-indica-cinco-destinos-nacionais-para-visitacao-no-dia-mundial-da-economia-de-energia/
Fonte: https://turismoemfoco.com.br/v1/2023/10/21/decolar-indica-cinco-destinos-nacionais-para-visitacao-no-dia-mundial-da-economia-de-energia/
Fonte: https://voenews.com.br/2023/10/21/decolar-indica-cinco-destinos-nacionais-para-visitacao-no-dia-mundial-da-economia-de-energia/
Fonte: https://saladanoticia.com.br/noticia/68915/decolar-indica-cinco-destinos-nacionais-para-visitacao-no-dia-mundial-da-economia-de-energia
Fonte: https://gazetadasemana.com.br/noticia/139638/decolar-indica-cinco-destinos-nacionais-para-visitacao-no-dia-mundial-da-economia-de-energia
Fonte: Assessoria de Comunicação