UHE Sinop faz registro raro de onça pintada e filhote no entorno do reservatório
Publicado em 09 de Fevereiro de 2023 às 09h 35minUsina utiliza tecnologia para monitorar a fauna terrestre
A Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, empreendimento administrado pela empresa Sinop Energia, fez um registro raro, ao flagrar uma onça pintada (Panthera onca) e seu filhote nos arreadores do reservatório. As fotos foram tiradas por Câmeras Trap que fazem parte do trabalho de acompanhamento e preservação constante da fauna local realizados pela empresa. Desde o início do projeto, em 2015, a usina já capturou aproximadamente cem mil imagens das mais variadas espécies nativas da Floresta Amazônica.
Preguiça-real e Panthera onca foram algumas das espécies vistas circulando próximas à UHE Sinop recentemente. O coordenador de Meio Físico de Biótico da Sinop Energia, Juliano Mafra, explica a importância dos registros para o empreendimento.
“As fotos representam o bem-sucedido trabalho de preservação da fauna que a UHE Sinop desenvolve no entorno do reservatório da usina. Com os registros é possível constatar que os animais estão vivendo de forma saudável e se reproduzindo, seguindo o seu ciclo de vida natural”, conta Mafra.
Sobre a Câmera trap
Com o objetivo de acompanhar e identificar o habitat de cada espécie típica da Floresta Amazônica, biólogos utilizam câmeras sensíveis ao movimento (CâmeraTrap) para conhecimento e preservação dos animais, contribuindo com o equilíbrio ambiental. Tatu-canastra, cachorro do mato, veado da Amazônia, jaguatirica, gavião pega-macaco e as raríssimas onças preta e parda são alguns dos flagrantes feitos pela companhia.
O trabalho
O trabalho de monitoramento é realizado há sete anos, sob a coordenação de biólogos responsáveis pela definição dos pontos exatos de instalação dos equipamentos, obtenção das imagens, análise e consolidação dos resultados. De 2014 a 2019, essa atividade foi desempenhada em parceria com Pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), através de um Convênio de Cooperação.
A partir de 2019, os procedimentos estão a cargo da empresa Biota Projetos e Consultoria Ambiental, especializada em atividades desta natureza. Os monitoramentos são frequentes e resultam em relatórios com dados enviados a cada seis meses para a Secretaria de Meio Ambiente do estado do Mato Grosso (SEMA-MT) junto com parte do material coletado. O restante do material permanece nos arquivos da empresa.
Fonte: Assessoria de Comunicação