UHE Sinop realiza Simulado de emergência da barragem e orienta colaboradores e população
Publicado em 26 de Junho de 2023 às 10h 35minTreinamento previsto em lei é ação preventiva. Usina opera normalmente e em segurança
A Sinop Energia realizou essa semana o primeiro simulado de emergência da barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, em parceria com a Defesa Civil e órgãos municipais e estadual. O exercício é preventivo e faz parte da implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), uma exigência da Lei 14.066/2020, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens.
Durante dois dias, cerca de 50 colaboradores da empresa e 10 moradores de Cláudia e Itaúba participaram do treinamento sobre ações preventivas e procedimentos de segurança. Ambos os municípios estão localizados na Zona de Autossalvamento (ZAS, área a jusante (abaixo) da barragem possivelmente afetada em uma eventual ruptura do barramento.
Entre os exercícios esteve a simulação de evacuação, que compreende avisos de alertas por sirene e orientações sobre o uso de rotas quanto ao caminho mais adequado para pontos estratégicos e seguros previamente sinalizados.
Toda a população presente na ZAS já foi cadastrada e é atualizada frequentemente sobre a importância das simulações periódicas. A comunicação é feita por meio de visitas in loco e distribuição de folders orientativos. O cadastramento tem o objetivo de planejar a evacuação de residências, estabelecer pontos de encontro e identificar eventuais moradores com dificuldades de locomoção ou necessidades especiais.
“Vale ressaltar que não há risco de ruptura da barragem da UHE Sinop, ela é constantemente monitorada através de equipe especializada e se encontra em situação segura conforme última inspeção de segurança regular realizada por especialistas da área. Além de cumprir a determinação legal, a Sinop Energia reforça seu compromisso com o bem-estar e a segurança de seus colaboradores e da população vizinha ao empreendimento”, afirma Rafael Branco, Engenheiro Civil/Agrimensor da Sinop Energia.
Além da sirene interna existente na usina com raio de alcance de 5 Km, serão instaladas mais duas sirenes na Zona de Autosalvamento (ZAS) até agosto deste ano. A nova normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em vigor a partir de junho de 2023 estabelece que os simulados internos devem ocorrer anualmente e os externos a cada três anos.
Fonte: Assessoria de Comunicação